Google Translator - choose your language

12 de dezembro de 2007

porcelana x faiança

clique na foto para ampliá-la
mina de caulim na Bulgária

Algumas pessoas me pediram nestes últimos dias esclarecimentos sobre a diferença entre porcelana e faiança, talvez em função do post "a ignorância é a mãe dos 'bons negócios'?", onde entre outras coisas, comentei a mania de se vender faiança como se fosse também porcelana.

Na verdade este é um assunto que desde que comecei o site vez ou outra "pipoca". E é talvez a principal confusão do mercado de louças antigas.

Havia pensado em fazer um resuminho sobre o assunto, para colocar aqui no blog, mas no site há dois textos ótimos, que explicam muito bem o assunto, e eu recomendo a leitura:

As argilas e Massas Cerâmicas, de Maria Alice Porto Rossi
-
http://www.porcelanabrasil.com.br/p-19.htm

As Matérias Primas Cerâmicas, de José Francisco Marciano Motta, Antenor Zanardo e Marsis Cabral Junior
-
http://www.porcelanabrasil.com.br/p-07.htm

Eles cobrem não só as diferenças de porcelana, faiança, grés, bone-china, pó-de-pedra, entre outros, mas falam também dos materiais usados em diversos tipos de cerâmica. Excelente leitura!

Há outro texto, de autoria das Porcelanas Schmidt, que falam mais em detalhes do processo da produção de porcelana:

Características e produção de porcelana
-
http://www.porcelanabrasil.com.br/p-00.htm

Há ainda dois outros ótimos textos, só que em inglês, explicando a diferença estre as massas cerâmicas:

The difference between earthenware, stoneware, china, porcelain and bone china
- http://www.porcelanabrasil.com.br/p-02.htm

Defining China, de Barbara Williams Sackett
-
http://www.porcelanabrasil.com.br/p-09.htm

Já o texto a seguir, também em inglês, é mais específico, tratando apenas da diferença entre faiança e majólica:

The difference between Faience & Majolica, de Walter Del Pellegrino
-
http://www.porcelanabrasil.com.br/p-08.htm

Espero que todos aprendam muito com estas dicas!

9 comentários:

  1. Fabio, gosto muito das materias de seu blog, sempre aprendo cada dia mais. Tenho uma pergunta como devo efetuar a limpeza da faiança e da porcelana, me disseram que a faiança se ficar muito tempo gardada fica com cheiro, gostaria de saber se voce tem uma tecnica para deixar sempre limpinha suas peças.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho nenhuma rotina especial de limpeza. Quando a peça chega em minha casa, eu deixo em um banho de água com desinfetante. As porcelanas deixo bastante tempo, pois são impermeáveis. As faianças eu deixo pouco tempo, alguns minutos no máximo, observando com atenção para evitar que haja muita absorção, especialmente se houver lascados ou fios de cabelo.
    Depois apenas lavo (com muito cuidado naturalmente) com água e detergente comum de cozinha. Depois disso, limpo muito pouco; prefiro deixar que acumule poeira, a arriscar acidentes ou demasiado contato com a água (no caso das faianças). Lavo apenas quando vou usar (uso minhas peças regularmente, acho que elas existem para isso, para serem usadas, curtidas, apreciadas em uso) ou quando estão com muita poeira.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostei bastante do seu jeito de cuidar das suas peças de porcelana & faiança so mais uma pergunta qual a proporção de desifetante que voce usa na água. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  4. "Anônimo", eu não tenho uma proporção fixa e precisa, eu coloco "no olho". Só sei dizer que faço bem mais concentrado do que se usa, por exemplo, para limpar pisos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Queria lhe agradecer por diminuir minha ignorância. Procurava no Google sobre Faiança e felizmente me abriu sua página, muito rica aliás. Queria ainda ver se sabe me informar onde leio sobre vidros. Tenho negocio no Mercado Livre e preciso entender para não vender gato por lebre. Desde já agradeço. Arte de Amanda

    ResponderExcluir
  6. Olá Mara,

    Obrigado pelos comentários. Infelizmente vidro não é minha área de pesquisa.
    abs
    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Olá Fábio, tudo bem? Hoje fui consultar no site Porcelana Brasil, e não consegui entrar na letra M, está com alguma alteração? Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Já consegui entrar, mas gostaria de saber qual o ano da marca da Mauá com sol nascente, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, tudo bom?

      Datação, identificação e avaliação de peças/jogos de louça e porcelana é um trabalho de consultoria que faço de forma profissional. Existe um custo para a realização deste trabalho, que corresponde à pesquisa, avaliação e datação das peças/jogos, e o envio de um relatório completo.

      Se você quiser saber mais sobre isso, por gentileza consulte:

      http://www.porcelanabrasil.com.br/avalia.htm

      Atenciosamente,
      Fábio Carvalho

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...