Google Translator - choose your language

surpresas ao se comprar on-line


Todo mundo que é viciado em colecionar alguma coisa sabe que atualmente os sites de leilão são uma grande ferramente para se encontrar novas peças para (tentar) saciar a fome infinita que todo colecionador tem.


Mas há um lado um incômodo nisso: as surpresas (ruins) que isto pode trazer!

Você nunca sabe se a pessoa que lhe vendeu é honesta, se vai REALMENTE lhe enviar o que você comprou (eu já tomei este tipo de calote uma vez).

Você passa os dias entre a compra e a chegada do pacote pelos correios suando frio, e tendo pesadelos de que tudo vai chegar moido, em pequenos cacos, pois a embalagem não será segura o suficiente (e os nossos correios são EXPERT em destruir pacotes! Parece que tiveram um treinamento de guerra especial, para ANIQUILAR o inimigo, sem a menor piedade, sendo que o inimigo são as nossas queridas compras!). Já passei por este DESESPERO duas vezes. Não é NADA agradável! Mesmo quando se recebe o dinheiro de volta! A sensação de que as peças "morreram" é horrível (e patológica...).

Agora, o que eu acho o PIOR de tudo, são a
s pessoas que anunciam um artigo como "em perfeito estado", mas ao receber não é bem assim que ele se encontra...

Esta semana me chegou um pacote, com as coisas que comprei de uma vendedora do Mercado Livre. Nos anúncios estava tudo como "em perfeito estado", "parece que nunca foi usada", etc.

Quando abri a caixa... Tinha uma xícara "em perfeito estado" com TRÊS lascados muito visíveis! Outras 2 xícaras apresentam restauração AMADORA dos filetes dourados com TINTA ESMALTE comum!!! NUNCA MAIS compro dessa!!

O restauro amador, posso até acreditar que a pessoa não notou, por desconhecimento, mas os 3 lascados... Ah não! Isso eu não acredito! É muita pilantragem! Escrevi para a vendedora, e 3 dias depois, nada de resposta! Silêncio total! Isso para mim só comprova o mal caratismo da pessoa.

Felizmente também há as boas surpresas!

Hoje também chegou uma caixa pelo correio com algumas compras que fiz ao longo de vários meses de uma outra vendedora do Mercado Livre (MUSHI17 - recomendo!). Estava tudo mega hiper ultra super bem embalado, e as peças são todas ótimas, até bem mais bonitas do que as fotos mostravam, tudo perfeito, conforme os anúncios.

Enquanto de uma lado uma é super honesta, cuidadosa, e respeitas seus compradores, outra é pilantra. Sei não, às vezes dá vontade de não comprar mais em sites de leilão, mas tem estes outros que são bacanas, então o jeito é ir aprendendo (da pior forma) quem é quem, e a gente trocando informações de quem presta e quem não presta!

Virada de ano: pouca oferta, e pouca venda


Época de virada de ano é sempre assim, para quem lida com colecionismo e antiguidades: a coisa fica muito fraca, para vendedores e compradores. Vendedores tem menos vendas, pois as pessoas começam a direcionar seu dinheiro para o Natal (e por aqui infelizmente não há ainda a prática tão agradável e simpática de presentear com antiguidades ou peças de coleção) e para as férias de verão.


Por outro lado, por alguma razão que ainda não entendi, há menos oferta para (nós) compradores. As feiras, brechós e bazares ficam monótonas, você vai uma, duas vezes, é tudo sempre a mesma coisa, as peças são praticamente as mesmas à venda.

Parece que uma coisa que acontece é que quase ninguém oferece aos revendedores de brechós e bazares lotes de pertences de parentes falecidos, ou de famílias que se mudam e colocam a casa e todo seus pertences à venda. De março até setembro, outrubro, os revendedores ficam cheio de visitas de arremate para fazer, depois... quase nada para se fazer!

Por isso mesmo, eu tb quase não tenho ido mais às feiras e brechós, um pouco por falta de tempo, mais muito mais por falta de saco mesmo, de ver tudo sempre igual, as mesmas peças às venda, as mesmas caras entediadas dos vendedores, quase ninguém circulando...

E ninguém faz nada para mudar este cenário!

E começa o blog!


Olá para todos!

Há tempos que penso em criar um blog para o site Porcelana Brasil, que seria um espaço mais informal, mais direto, onde eu poderia escrever observações sobre o mundo do colecionismo de louça no Brasil, sem o compromisso de ser tão formal e quase "científico" como no site.

Lá, acima de tudo, eu tenho um compromisso em apenas publicar material de fontes confiáveis, informações verificadas e validadas, pois o objetivo maior é recuperar a história da indústria de louça no Brasil, e isso precisa ser feito da forma mais segura e precisa possível.

Mas às vezes tenho vontade de comentar coisas mais triviais, do dia-a-dia de quem participa deste mundo do colecionismo.

Muitas vezes levanto uma informação interessante, mas que ainda não pode ser validade, mas que gostaria de compartilhar.

Tem também as vezes em que aparece uma peça nova, com alguma valor de curiosidade maior, seja por ser de uma marca inédita, pouco encontrada, ou curiosa, e muitas vezes até esta peça "vencer" a fila de mais de 1.500 fotos que há, esperando a vez de figurar no site... a novidade esfria e se perde.

Muitas vezes também me pego mandando A MESMA mensagem para vários amigos colecionadores...

Então este novo espaço do site Porcelana Brasil será para tudo isso acima, e espero, muito mais!

>> Espero que seja também um espaço onde os visitantes do site possam deixar seus comentários sobre minhas postagens;

>> Quando houver comentários muito bons, eu os destacarei como um assunto à parte, para que mais pessoas leiam o que foi dito pelos amigos frequentadores do site;

>> Emails interessantes que eu receber também poderão ser copiados em parte ou na íntegra por aqui;

>> Pedidos de frequentadores do site, procurando ou oferecendo peças, serão publicados aqui;


Enfim, este é um espaço que não tem forma nem método definido ainda, isso vai se configurando ao longo do tempo, na medida do seu uso.

Sejam bem-vindos, e deixem suas mensagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...