Google Translator - choose your language

10 de janeiro de 2009

praça XV - 10/01/2009

Finalmente, depois de tantas vezes indo à feira da praça XV sem conseguir comprar nada de interessante, e depois do fracasso do sábado passado (fui à praça XV E à feira do Lavradio e voltei com ZERO peças novas!!!), consegui algumas peças interessantes, e também consegui fazer várias fotos que serão muito úteis para minha pesquisa.

Colocarei as fotos das compras na ordem em que aconteceram:

2 pratos de sobremesa Porbrás, com decoração "cebolinha azul" (uma variação do tema) e aba com relevo moldado:





Ok, eu sempre digo que tenho horror a cinzeiros, mas este eu não podia deixar passar, por ser uma peça promocional da própria fábrica! E ainda mais por apenas UM REAL!




Xícara de chá com decoração infantil, Cerâmica Porto Ferreira, infelizmente sem o pires.




xícara de café Br. do Rio Branco, com o hilário slogan "FUI TESTEMUNHA DO MILAGRE"! É um souvenir da inauguração de Brasília. Mais uma peça que confirma com precisão minhas teorias sobre datação de marcas desta fábrica. Não poderia deixar lá, mesmo sendo tão feinha, a coitada...





E por fim A PEÇA DO DIA! Uma sopeira muito grande, da Santa Cruz, com alças muito elegantes, uma aba curiosa, bem larga no encontro com as alças, relevo de flor de lys no pegador da tampa, um relevo que me parece ser também uma flor de lys na alça; um modelo realmente muito bonito! Este decalque foi muito usado pela Santa Cruz, mas já vi também um vaso da Real com ele, e há várias peças da Adelinas/MBL também com este decalque. Fico pensando se isso poderia indicar que ele seria mais um decalque Fontana..








Como "faixa bônus", uma peça que comprei na virada do ano no Mercado Livre -- uma petisqueira de tamanho médio da Cerâmica Artística São Paulo, muito bonita.

2 comentários:

  1. Nossa, os detalhes da aba do Porbras é tão inusitado, muito legal! A xícara infantil é muito linduca. Mas essa sopeira é maravilhosa mesmo, linda.

    ResponderExcluir
  2. ola fabio.
    Fiquei feliz em ver a minha petisqueira no seu blog, realmente ela é super bonita,adorei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...