Google Translator - choose your language

25 de maio de 2009

Schmidt Coleção 2009

A Porcelana Schmidt acabou de colocar em seu site a coleção 2009 de decorações de sua linha de porcelana doméstica. É sempre muito bom e encorajador, em meio a tanta notícia sobre crise por todas os lados, ver que uma empresa com mais de 60 anos de história, numa área sempre tão afetada por crises, que já fez tantas vítimas no Brasil e no exterior, está aí de pé e apostando no futuro.

Segundo o catálogo da empresa, as decorações foram inspiradas em sete tendências atuais para produtos domésticos, e ao mesmo tempo renova e dá continuidade à linha completa da Schmidt.


Destaco na coleção 2009 a decoração Celta como minha favorita. Descontraida, mas muito elegante, e talvez a mais masculina da coleção. Consigo imaginá-la sendo usada todos os dias, em um lanche ou almoço informal com os amigos ou a família, e com os complementos adequados, até mesmo numa mesa de jantar um pouco mais formal, mas moderna:

DEC:7123
CLS:014 - LUXO
MOD:228 - BRASÍLIA

A decoração Celta agora está lado a lado com a Romã, uma releitua contemporânea da tradicional decoração alemã Cebolinha, que era minha preferida desde 2007:

DEC:7114
CLS:014 - LUXO
MOD:DIVERSOS / 005-ORIENTAL


Eu só gostaria de ver a decoração Romã aplicada em alguma linha mais completa, e não apenas no mix de modelos acima. Acho que esta decoração ficaria perfeira no modelo Voyage Coup!


A minha segunda preferida na coleção 2009 é a Coimbra:

DEC:7121
CLS:014 - LUXO
MOD:228 - BRASÍLIA


Estaria empatada com a Celta se a decoração da borda das xícaras e pratos menores não tivesse ficado um pouco tímida demais. Entendo que o objetivo foi variar o tema a cada peça, e gosto muito da retícula de folhagem branca que desce pelo corpo da xícara,


mas se a borda das xícaras tivesse talvez o mesmo tratamento do topo do bule,


ficaria mais ao meu gosto. Esta borda mais singela funcionou melhor no prato de sobremesa.


Outras decorações também interessantes são a Royal, a mais elegante da nova coleção, certamente a melhor opção para eventos altamente formais.

DEC:2235
CLS:015 - SUPER LUXO
MOD:180 - ITAMARATY


Toda a série Nature é muito bem sucedida: Toscana, Acqua e Leaves, esta última muito leve e tranquila, a minha preferida da série (adoro o filete marrom! Na verdade, eu prefiro filetes com verniz colorido do que dourado ou platina).

DEC:7124
CLS:014 - LUXO
MOD:202 - VOYAGE COUP


Me lembrou um decalque da antiga fábrica MBL, que eu gosto muito:


Na Toscana, chamo a atenção para a inteligência do design, ao usar como motivo do pires e da borda do prato fundo o negativo do desenho principal das flores:



Da série Purpura, destaco a Fractal, bem modernosa.

DEC:7126
CLS:014 - LUXO
MOD:228 - BRASÍLIA


Mas a minha (agora) preferida nesta série eu só entendi melhor ao receber ontem o catálogo 2009 da Schmidt; nas fotos do site eu não tinha percebido a bela composição de patchwork que adorna as peças:

Parabéns ao idealizador deste design. Se houvesse uma versão em tons de azuis desta decoração, esta estaria empatada no topo com a Celta e a Coimbra, na minha lista de preferências!


Mas há também decorações para todos os gostos, como a alegre e descontraída Happy:

DEC:8047
CLS:014 - LUXO
MOD:DIVERSOS

Só lamento que o modelo Pomerode, de linhas mais tradicionais e nostálgicas, só ter ganho uma nova decoração, a Lourdes, certamente uma das mais criativas e delicadas, em branco sobre branco, reproduzindo um leve rendado sobre a porcelana. Este eu preciso LOGO ver ao vivo!

DEC:2237
CLS:015 - SUPER LUXO
MOD:114 - POMERODE


Acredito que o menor número de decorações para o modelo Pomerode seja uma consequência de mercado mesmo; os modelos mais retos e simples talvez sejam os que vendem melhor, por parecem mais modernos e práticos aos olhos do consumidor atual.

Mas não dá para reclamar, pois o modelo Pomerode é apresentado com algumas decorações muito bonitas, em particular a já citada Cebolinha, que combina muito bem com ele (adoro os filetes em azul!),

DEC:2617
CLS:014 - S. LUXO
MOD:114 - POMERODE


e a Guirlanda, um design recente e original, e ao mesmo tempo com um espírito das antigas decorações, muito apropriado para este modelo.

DEC:1143
CLS:015 - S. LUXO
MOD:114 - POMERODE


Por fim, recomendo uma visita ao "hot site" da linha 2009, onde você poderá escolher também os seus favoritos. E depois volte aqui para nos contar suas preferências!

http://www.porcelanaschmidt.com.br/br/gift/index.php

2 comentários:

  1. Olá Fábio. Eu comecei a gostar de porcelanas ainda criança. Adorava ficar olhando a coleção que foi da minha avó. Meu avô manteve e cuidou com carinho a única coisa que eu conhecia sobre ela, já que não a conheci. Infelizmente os seus filhos decidiram não ficar com as peças. Sempre visito o seu site. É o melhor e mais completo site sobre porcelanas brasileiras. Dos modelos de Porcelana Schmidt o que eu mais gosto é o Pomedore (todas as decorações).
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Rosângela

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por suas palavras elogiosas sobre meu site, e por compartilhar uma história tão bonita. Devia ser algo muito especial, imagina! Uma coleção de porcelana de tanto tempo atrás assim. Pena que não ficou na família.
    Gostamos do mesmo modelo, o Pomerode. Não é mais tão delicado e detalhado como no passado, mas é ainda um belo modelo, com um sabor de tempos mais belos e tranquilos.
    abraços!
    Fábio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...