Google Translator - choose your language

Estudio Manus


São Paulo, SP

Objetos, interiores, mobiliário, cenários.
Garimpo,seleção e venda de objetos de design, raros, de arte.
Em pequenas séries, únicos ou antigos.
Design poético e unusual.

O Estudio Manus tem seu atelier em SP , e suas peças são encontradas em 30 endereços no Brasil, além de Lisboa, Los Angeles e no MoMA de New York.

R. Girassol, 310 - Pinheiros















Rafael Bordalo Pinheiro nas Caldas



Rafael Bordalo Pinheiro e os seus jovens colaboradores



A história das relações entre Rafael Bordalo Pinheiro e o centro cerâmico caldense está recheada de equívocos e ideias falsas. Alguns remontam ao período em que o artista se instalou, com a Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, nesta vila, em 1884. Outros são o resultado de uma visão celebracionista do passado que sobre ele projecta o aplauso e o consenso que beneficiam certas figuras algumas décadas após o seu desaparecimento.


Uma ideia falsa, por exemplo, foi declinada por Júlio César Machado e Ramalho Ortigão, à época do próprio Bordalo: a de que a cerâmica caldense se encontrava, antes da chegada de Rafael Bordalo Pinheiro, numa situação de decadência, caracterizada pela ausência de inovação e actualização decorativa.


Antes de Bordalo: peça de Manuel Mafra



Um equívoco, por exemplo, foi transmitido por José Queiroz, numa obra editada pouco depois da morte de Rafael: a de que o meio cerâmico caldense teria provocado sabotagens na laboração da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.


Peça de Manuel Mafra



Uma terceira ideia falsa é a de que Rafael Bordalo Pinheiro se inseriu sem sobressaltos de maior no meio cerâmico caldense de que se tornaria de imediato o protagonista mais admirado e respeitado. A forma entusiástica como foi recebido na vila, pelas autoridades locais e pelo povo apinhado nas ruas, quando regressou do Brasil onde tentara colocar a Jarra Beethoven, em finais do século, não tem equivalente na desconfiança de favoritismo e concorrência desleal que enfrenta nas Caldas em 1887/1888. 


Rafael Bordalo Pinheiro: Jarra Dr. Feijão.



Este foi o tema da minha intervenção na sessão final do Congresso Internacional "Rafael Bordalo Pinheiro no seu tempo": identificar e discutir cada um destes "erros" históricos e traçar a respectiva biografia (origens, desenvolvimentos).

Apesar da tolerância da mesa, o tempo de que dispus ficou aquém do que precisaria para cumprir este programa. Mas quem fala pouco tempo tem certamente menos hipóteses de ficar a falar sozinho.

Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha: vista do Depósito e Loja, ponte e Parque das Faianças

fonte:http://oqueeuandei.blogspot.com/2009/11/rafael-bordalo-pinheiro-nas-caldas.html

Holaria participa da Casa Entretenimento


fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?sub_vinheta=Casa%20e%20Constru%C3%A7%C3%A3o&op=notas&id=27088

A Casa Entretenimento é uma versão da Casa Cor - o maior evento de decoração da América Latina. Direcionada para espaços como cinemas, bares, restaurantes, cafés e locais para shows, a Casa Entretenimento acontecerá no Jockey Club de São Paulo entre os dias cinco de novembro e seis de dezembro.

Com presença confirmada, a Holaria – empresa com sede em Curitiba – é especializada em produtos cerâmicos e vai levar para o evento alguns de seus lançamentos, como os módulos de porcelana que podem ser utilizados com aplicações decorativas.




Segundo Luiz Pellanda, um dos designers da Holaria, as peças representam a busca por outros usos para a porcelana. “A idéia é explorar os conceitos básicos de composição como ritmo e textura para criar os módulos. Temos dois modelos de surface, o liso e o frisado, que podem ser aplicados no campo da construção civil, como revestimento de parede. São produtos exclusivos e de muita qualidade”, afirma.

A Holaria se destaca pelo design arrojado e inovador de suas peças, desenhadas por Luiz Pellanda e Aleverson Ecker e produzidas pela Germer Porcelanas Finas, uma das maiores empresas do segmento no país. Segundo o gerente nacional de vendas da Germer, Osvaldo Rangel, as peças da Holaria exigem muito cuidado na hora da fabricação. “São peças com muitos detalhes e, por isso, precisam de um cuidado especial. Aqui contamos com alta tecnologia e profissionais preparados para desenvolver esse trabalho com qualidade e perfeição garantidas”, completa.

Como já era de se esperar, a Casa Entretenimento reunirá os melhores profissionais e empresas do segmento e vai trazer aos visitantes muitas novidades e as últimas tendências em ambientação com soluções tecnológicas, ousadas e criativas. O evento permite a interatividade e visibilidade de produtos, soluções, tecnologia e serviços do ramo de entretenimento aliados às ultimas tendências em arquitetura, decorações e design.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...