Google Translator - choose your language

25 de janeiro de 2011

"SIM" e "NÃO" no Mercado Livre

Hoje vou começar uma nova coluna,chamada '"SIM" e "NÃO" no Mercado Livre', onde indicarei em "SIM" peças de porcelana e faiança brasileira que merecem destaque entre os leilões, e em "NÃO" anúncios com erros sérios, peças com partes trocadas, enfim, leilões com problemas, e que devem ser evitados ou ao menos o comprador terá consciência de onde pode estar sendo enganado na compra.

SIM!

uma bela peça, em leilão começando em apenas R$ 1


belo jogo de chá, em leilão começando por apenas R$1
um clássico da Porcelana Real, em leilão começando em R$ 1


NÃO!

Vender prato brasileiro de faiança, como porcelana alemã NÃO PODE, ainda mais depois de já ter sido avisado (mais de uma vez).


vendedor alega que o jogo é dos anos 1960, mas eu já lhe informei anteriormente que a marca "IMPERIAL" foi usada nos anos 2000, mas mesmo assim, insiste no erro.

chamar de "antigo" uma peça produzida há apenas ALGUNS ANOS, NÃO PODE! O vendedor já foi avisado várias vezes anteriormente sobre este fato, mas mesmo assim, insiste no erro.

Ainda tem gente precisando ler o artigo "Nem tudo que vem de lá é Porcelana Mauá!"... (clique no título para ler). "Mauá trenzinho" NÃO É porcelana, mas sim FAIANÇA (louça de pó de pedra)

as pequenas xícaras de café estão "nadando" nos imensos pires de chá.

uma cremeira com uma tampa de açucareiro NÃO VIRA um bule!

uma xícara dos anos 1960 em leilão começando em R$ 120 ?!?!! NÃO PODE!

jamais houve uma fábrica de porcelana "são caetano"; a marca desta peça é porcelana SÃO PAULO. Vendedor já foi avisado várias vezes anteriormente, mas mesmo assim, insiste no erro.

Embora avisado várias vezes, vendedor insiste em vender peças de faiança como se fossem porcelana, e muitas vezes, com a descrição da marca errada (sobre o que também já foi avisado), ou ainda, NACIONALIDADE errada (vende peças brasileiras como se fossem estrangeiras).

13 comentários:

  1. Olá Fábio, não costumo comprar pela internet, mas acho muito interessante saber tudo isso e imagino que muita gente irá se beneficiar com as suas informações, obrigada, um abraço.
    Lenita

    ResponderExcluir
  2. Olá Lenita,
    Eu já comprei muito no Mercado Livre, e tive muito poucos problemas, em todos os casos foram embalagens mal feitas, e as peças quebraram no caminho.
    Mas o que me preocupa mais, em relação aos compradores desavisados, e foi o que me fez fazer este post, é como tem vendedor equivocado, que passa informações erradas, geralmente numa forma de tornar os artigos mais antigos ou de alguma forma mais valorizados, como por exemplo, o velho truque de repatriar no exterior peças legitimamente brasileiras.
    Eu sei que cabe ao comprador se informar antes de comprar, mas se eu puder ajudar a dar esta informação, por que não?
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. "Sim e Não " a meu ver, é , sem duvida, uma atitude ousada e antipática de sua parte, criticar ou "por ordem" num site que não é seu. Se fosse no porcelana brasil.com.br, amigo, estou de pleno acordo mas, em site dos outros????? Induzir pessoas a comprarem em leilão apenas, galinhas mortas tambem não me parece elegante. Outro dia me fez uma correção no ML que achei inoportuna, por exemplo - pois, não se tratava de louça inglesa mas sim - porcelana, peça fabricada na china. Como amigo e admirador de seu trabalho, ficaria "no meu canto" e pronto. As pessoas que se informem antes de comprar.Por outro lado, nem só os arremates por R$1,00 são bom negócio no ml.Estou disposto a ouvir sua réplica. grato. um forte abraço.flavio

    ResponderExcluir
  4. Caro Flavio,
    Concordo plenamente com você de que os compradores deveriam se informar antes de uma compra, para saber se estão comprando aquilo que realmente desejam, mas também cabe aos vendedores se informar para vender da forma correta, ou seja, prestar as informações com coerência e o máximo de precisão possível.
    E em grande parte meu trabalho é prover estas informações, que eram praticamente inexistentes até eu começar minha pesquisa.
    Você pode achar que foi inoportuno eu chamar a atenção EM SEU ANÚNCIO que o que estava sendo vendido como louça inglesa era na verdade louça chinesa. Provavelmente, como alguns outros vendedores, acha errado que eu forneça informações de qualidade gratuitamente, com o objetivo de evitar mal entendidos nas negociações. Ok, eu posso aceitar isso, muito embora grande parte dos vendedores regularmente me agradeçam pelas informações passadas. Mas você não vai concordar comigo que é um problema para quem comprar uma peça acreditando que era da nacionalide "X" mais tarde descobrir que foi fabricada no país "Y"? Eu ficaria. E este tipo de problema que eu tento ajudar a evitar, para todos os envolvidos.
    Você não ficaria chateado se comprasse pela internet qualquer coisa, uma máquina, uma roupa, uma antiguidade, qualquer coisa, e quando recebesse descobrir que não era aquilo que estava anunciado?
    Agora aqui, no meu blog, eu tenho todo o direito de fazer minhas críticas e comentários, da mesma forma que um crítico de teatro pode fazer seus comentários de uma peça que assistiu, inclusive dando o título da mesma, em qual teatro está, e quem a está encenando. Como também um crítico de restaurantes em sua coluna, um jornalista de moda, um comentarista de esportes, um connoisseur de vinhos em seu site.
    Foi exatamente para me afastar do Mercado Livre que eu resolvi deixar as minhas opiniões e observações apenas aqui, em meu blog, "no meu canto" para parafraseá-lo, onde apenas meia dúzia de pessoas vão ler, e não mais me meter nos anúncios alheios.
    abraços,
    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Caro Flavio,

    Esqueci de comentar sua alegação de que eu apenas promovo "galinhas mortas" (palavras suas, que considero uma forma ofensiva de tratar os leilões alheios).
    Se você tivesse se dado ao trabalho de pesquisar mais, teria visto que em outros posts eu já coloquei em DESTAQUE peças com preços que avalio até exagerado, mas que mereceram tal destaque por alguma razão particular.
    Como nestes posts, só para dar alguns exemplos:

    http://porcelanabrasil.blogspot.com/2010/08/destaque-ml.html

    http://porcelanabrasil.blogspot.com/2010/10/destaque.html

    http://porcelanabrasil.blogspot.com/2010/12/destaque.html

    http://porcelanabrasil.blogspot.com/2010/08/destaque-ml_20.html

    http://porcelanabrasil.blogspot.com/2011/01/destaque_12.html

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Amigo pela resposta a altura.Eu sempre o admirei pelo seu Hercúleo trabalho em resgatar a Porcelana Nacional.Meus respeitos e Admiração em primeiro lugar a sua pessoa.Porém, ha que se relevar tudo que é anunciado no ML como forma de se desfazer do que não interessa mais ou, adquirir algo que se procura lá.É "uma torre de Babel" (no sentido - tem de tudo) e, é ai que entra a nossa inteligência para "separar o joio do trigo".Somos capazes de ver nas entrelinhas, falhas com ou sem malícia. Mas é assim o site.Não quero de forma nenhuma barrar seus comentários e críticas.Só acho que se relevar algumas falhas, boas ou mau intencionadas, mais tempo de vida voce estará dando ao seu coração. Concordo que me deparo, as vezes, com absurdos mas, lá no ML vale tudo. Ele é só um meio e não o final. Portanto, longe de ofende-lo (muito pelo contrário) perdoe minha crítica aos comentários. Nada do que dissermos, um ao outro vai mudar o respeito que tenho pela sua pessoa. Admiro o seu trabalho. Fique com Deus. flavio

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns pela iniciativa do "sim e não"!!!!!!!!!!!

    Espero que as pessoas aproveitem estas dicas preciosíssimas!!!!!!!!!!

    e também espero que as pessoas RECONHEÇAM o seu trabalho!!!!!!!

    W.M.

    ResponderExcluir
  8. Ana Maria15/3/11 09:34

    Boa tarde,Fábio
    De louvar este seu SIM ou NÃO
    Hoje mesmo recebi uma encomenda que comprei na NET (Uma colcha de croché) que na foto era maravilhosa, mas que na realidade quando a recebi ,era horrorosa de velha e usada
    Fiquei deveras furiosa
    Pela primeira vez fui enganada
    por uma vendedora aqui na net
    Gente que se quer desfazer de lixo e anuncia como nova e linda
    Comprei gato por lebre. E não foi nada barata a brincadeira
    Continue com o seu SIM ou NÃO.
    Alertando para esses vendedores sem vergonha de enganar quem quer comprar
    Bem-Haja

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana Maria,
    Recebi tantas críticas negativas por esta minha iniciativa, que resolvi que não valia a pena.
    Melhor gastar meu tempo livre com coisas mais agradáveis.
    Infelizmente nestes leilões online tem mesmo muita gente de má fé, mas ainda bem que são uma minoria (prefiro acreditar que são uma minoria...).
    Você tem toda razão em ficar furiosa com o que lhe aconteceu. Você reclamou? Recuperou seu dinheiro?
    abraços!
    Fábio

    ResponderExcluir
  10. Ana Maria19/3/11 19:09

    Boa noite,Fábio
    Sim. Reclamei com a vendedora,mas ela me disse que a colcha e antiga,mas está como nova
    Não tenho como reclamar,pois pelo preço (200€) não queria mais nada. Se fosse nova seria mais cara. Vendeu e não tem que devolver dinheiro nenhum
    Eu até entendo que sim,e verdade,mas acho que devia ter sido mais honesta e ter dito que estava MUITO usada
    Pelas fotos era branquinha e muito bonita
    Mas na realidade estava muito feia
    Enfim, Lavei com Perburato e ficou mais limpa
    Sem deixar o aspecto de velha e amassada
    O Fábio não desanime
    Sabe que tem muita gente que reclama por qualquer coisa.E esse seu alerta ,picou muita gente
    Principalmente Vendedores

    Um abraço
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana Maria,
    Isso tudo é muito chato. Eu fico muito irritado com a falta de honestidade dessa gente que pratica tal maldade. Que bom que a colcha melhorou de estado depois de lavada.
    abraços!

    ResponderExcluir
  12. Acho corretíssimo tentar esclarecer as pessoas de um assunto qur vc tem pleno conhecimento, como no seu caso. Compro antiguidades e nem sempre sei se realmente os vendedores são corretos na procedência das peças. OBRIGADA E CONTINUE. Silvania.

    ResponderExcluir
  13. Olá Silvania,
    Obrigado por suas palavras, mas como disse antes, recebi tantas críticas negativas por esta minha iniciativa, e até mesmo ofensas e ameaças, que resolvi mesmo que não valia a pena continuar.
    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...