Seções
▼
Margarida Wollemann | MW
Margarida Wollemann, imigrante Húngara (Budapeste, 1901), chegou com seu marido Stephan em Curitiba no ano de 1930. Em 1943, quando Margarida e seu marido moravam no litoral do Paraná, já naturalizados brasileiros, ela foi contratada por uma senhora para que ensinasse sua filha a pintar pratos de madeira. Tempos mais tarde, já de volta à Curitiba, três das peças que ela havia pintado foram vendidas em um bazar beneficente, e começaram a chegar encomendas de novas peças. As encomendas cresceram, levando Margarida a abrir um atelier e a contratar auxiliares. Em seu auge, chegou a empregar 15 artesãs.
Inicialmente as peças decorativas eram executadas apenas em madeira, mas por causa de uma onda de imitações, Margarida passou a utilizar quase que exclusivamente louça, o que exige recursos materiais e conhecimentos técnicos mais sofisticados.
A produção da MW era inicialmente vendida apenas diretamente no atelier e em lojas de presentes de Curitiba, mas depois as encomendas passaram a chegar também de lojas em várias outras cidades brasileiras. A decoração mais característica deste atelier são os temas étnicos do leste europeu, de figuras humanas, santos, flores e animais simples e estilizados, de rico colorido, cercados por frisos ou xadrez.
Sabe-se que já no início dos anos 1980 o atelier estava fechado, mas não se conhece o
ano exato em que isso se deu. Mesmo assim, Margarida Wollemann continuou a pintar peças de madeira, louça e principalmente telas. Em 1998, aos 97 anos, faleceu Margarida Wollemann.
Uau, acabei de encontrar esta foto linda da Dona Margarida. Ela me pintou quando eu tinha uns dez ano, quando vivia em Curitiba. Meu pai era o Consul Geral da Alemanha lá mesmo. Tenho 61 ano agora, faz um tempão!!! Moro na Irlanda desde 21 anos. A tela ainda está comiga.
ResponderExcluir