Isso nem é novidade para mim: vendedores do Mercado Livre afirmando que em meu site (http://www.porcelanabrasil.com.br/) uma tal peça que ele anunciou está "catalogada". E na maioria das vezes isso é uma tremenda mentira, ou quase isso, pois diversas vezes quando eu questionei os vendedores sobre sua afirmação, e comprovava que o tal artigo à venda não existia em meu site, eles argumentaram que há "um muito parecido no site"... Completa falta de vergonha na cara e ética comercial!
Mas essa agora foi novidade: acabaram de afirmar que um determinado produto à venda está "catalogado" em meu site (esta parte está ok; existe mesmo um produto idêntico em meu site), e em um livro de minha autoria (!!!) chamado "HISTORIA DA PORCELANA BRASILEIRA PEÇAS HISTORICAS" (!!!).
Vejam! Existe um "livro fantasma" por aí, de minha autoria!!!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79034526-jogo-de-garrafa-antiga-_JM
transcrição do texto no corpo do anúncio:CONJUNTO DE GARRAFA BANDEJA E COPOS RAROS DA MARCA PORCELANA REGINA ESTA CATALOGADO NO SITE WWWPORCELANABRASIL E NO LIVRO HISTORIA DA PORCELANA BRASILEIRA PEÇAS HISTORICAS
transcrição das "perguntas e respostas":(minha pergunta) 10/08/2008 09:54 -- Olá, que livro é esse "HISTORIA DA PORCELANA BRASILEIRA PEÇAS HISTORICAS"? poderia me dar essa dica, por favor? abs!
(resposta do vendedor) 10/08/2008 14:17 -- o LIVRO é do AUTOR DO site www.porcelanabrasil.com.br
(minha réplica) 10/08/2008 14:56 -- Amigo, ou autor do site Porcelana Brasil sou eu, e não existe nenhum livro de minha autoria chamado "HISTORIA DA PORCELANA BRASILEIRA PEÇAS HISTORICAS". O meu livro se chama "Porcelana Brasil - Guia de Marcas", e não é um livro de peças históricas, mas sim um guia de datação e identificação de marcas (carimbos) de louça brasileira, e nele não há fotos nem catalogação de objetos, apenas suas marcas. abs!
Vamos ver o que ele dirá agora... prometo transcrever aqui.
>> adicionado em 10/08/2008 - 16:58
Nem demorou muito; coisa de uma hora depois de ter feito este post aqui, veio a resposta do vendedor. Melhor dizendo -- FALTA DE RESPOSTA!
Ele simplesmente APAGOU minha réplica, e manteve a afirmação de que o produto a venda em seu anúncio está catalogado em um livro inexistente de minha autoria...
Sua atitude demonstra que realmente há a vontade enganar os compradores. Mais uma vez, infelizmente estamos diante um exemplo de mau-caratismo em nosso mercado de usados e antiguidades...
>> adicionado em 11/08/2008
Vejam esta resposta do vendedor, para meus argumentos:
"esse jogo esta no site e num livro de sua autoria. pensei que o livro fosse em forma de catalogo. Acredito que voce usou a foto das peças que te mandei e a informaçao. errei usando a palavra catalogada .Devia ter usado a palavra citada. Nao foi de má fe ja que essa quantia nao muda minha historia em nada.so vejo voce reclamando da vida.A vida é bela.No Brasil as pessoas que vendem as veses nao entendem muito,so tem um a boa vontade de conhecer melhor passar bem e me manda um livro desse de cortesia"O sujeito JAMAIS leu meu livro, e resolveu ASSUMIR que ele fosse um catálogo de peças. E mesmo eu tendo dito DUAS VEZES que meu livro não traz fotos de peças, pois é um Guia de Marcas, ele insiste que o tal jogo está no livro!!
Só isso já seria um erro, mas ainda por cima usar suas suposições para DAR INFORMAÇÕES ERRADAS sobre um produto à venda, e ainda por cima, usando o nome de outra pessoa...
E o CARA DE PAU ainda quer que eu lhe envie um exemplar DE GRAÇA do meu livro!!!
Ahahah!!! Conviver com a fama é preciso, meu amigo. Cavacos do ofício. Considere o engano um elogio; meio torto, mas ainda um elogio... Eheheheh
ResponderExcluirA Jane tem razão, Fábio. Várias obras - que eu não assinaria em circunstância alguma - me têm sido atribuídas no âmbito da Policromia...No início eu me revoltava, como você. Hoje morro de rir, pois pouco se pode fazer neste Brasil tão confuso quanto às leis.
ResponderExcluirA má fé dessas pessoas é espantosa: incapazes de pesquisar ou empreender algum estudo sobre o que produzem ou querem vender simplesmente se aproveitam do trabalho e do nome de outrém.
Fica a realidade do resultado de um levantamento importante e consistente como o seu, posto a público para consulta daqueles que precisam: é só buscar ali a informação, confirmando sua autenticidade.
Deixo-lhe novamente o meu respeito, meus cumprimentos e um grande abraço.
Olga Tukoff.
Boa noite, como posso adquirir seu livro?
ResponderExcluirAtenciosamente
Sergio Fridman
safridman@hotmail.com
Caro Sergio,
ExcluirObrigado por seu interesse em meu livro.
Infelizmente o Guia de Marcas está esgotado.
A próxima edição ainda não tem data para ser lançada.
abraços