Desta vez há apenas uma foto nesta postagem, e talvez muitos achem a sopeira abaixo deveras feinha (eu não concordaria! acho a peça muito bonita! uma sopeira de paredes caneladas, a única que vi assim até hoje!), mas ela merece este post por ser uma peça fabricada no final da década de 1930, por um dos maiores pioneiros da indústria de porcelana no Brasil: Francisco Pozzani.
Cerâmica Carlos Gomes foi o primeiro nome da fábrica de Francisco Pozzani, tempos depois rebatizada como "Porcelana Pozzani" (Ind. Francisco Pozzani S/A). Esta fábrica existe até hoje, porém não mais com o grupo fundador, e atravessa uma severa reestruturação operacional e financeira, depois de ter aberto concordata em 2007.
Por volta da época em que esta robusta e pesada sopeira foi fabricada, fábricas de porcelana doméstica era algo praticamente inexistente em nosso país.
Então, aqui está a anciã de respeito!
A majestade das sopeiras - CERÂMICA CARLOS GOMES
palavras-chave: Carlos Gomes, Pozzani
Assinar:
Postar comentários (Atom)
feinha? é muito linda!
ResponderExcluirBom, eu não a acho feia, e bem queria tê-la, face sua importância histórica!
ResponderExcluirObrigado pela visita!
abraços,
Fábio
Que bonita!!!
ResponderExcluirBesos. Aida.
Obrigado pela visita, Aida!
ResponderExcluirOlá Fábio
ResponderExcluirPor cá chamamos-lhes terrinas. Também as há bonitas, mas com decorações diferentes e, talvez, um pouco mais ingénuas.Vou enviar-lhe algumas fotos e gostaria de saber a sua opinião.
Cumprimentos
Ivete
Prezado Fábio: concordo comvc. Eu gostaria muito de ter, pelo menos, uma delas.
ResponderExcluir