Para terminar a "onda" dos dois posts anteriores, agora apresento alguns exemplos variados de louça brasileira de caráter modernistas. Cabe lembrar que enquanto algumas fábricas investiam pesado neste tipo de modelagem e decoração, como a ADA, em outras este tipo de peça era praticamente uma exceção, ao menos pelo o que se pode observar em nossos dias, pelas peças que sobreviveram e agora podemos encontrar em feiras de usados e velharias, e sites de leilão.
A qualidade e beleza das peças, como era de se esperar, é muito irregular. Em alguns casos, chegam a ser questionáveis. E eu garanto! As mais grotescas e mal feitas eu sequer selecionei. Pois é, tem algumas ainda piores do que o apresentado abaixo.
CERÂMICA ADA
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21(h) cm foto: cortesia Giovanni Archanjo |
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a mesma peça anterior, curiosamente com uma decoração que mistura elementos tradicionais com modernistas |
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foto cortesia Fabiano Fernandes |
FÁBRICA DE LOUÇAS ADELINAS
acervo Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul, SP |
acervo Jandira Antonieta da Silva |
acervo Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul, SP |
acervo Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul, SP |
CERÂMICA CELITE
A Celite foi uma fábrica de artigos sanitários, mas que produziu também algumas peças utilitárias, principalmente jarras e tigelas.
FÁBRICA DE LOUÇAS CÉRAMUS
CERÂMICA CONRADO BONÁDIO
A Conrado Bonádio, a partir de meados de década de 1950, com a entrada de uma nova diretora artística, Lucia Bonadio Bacchiocchi, e do diretor técnico Carlo Bacchiocchi, muda radicalmente sua produção, anteriormente totalmente tradicional na modelagem e decoração, e passa a produzir apenas peças com modelagem e decoração modernista, que acabaria sendo copiada por outras cerâmicas na mesma cidade (São José dos Campos), e mesmo por cerâmicas de outras cidades.
CERÂMICA FORJAZ
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foto cortesia Luiz Sá |
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foto cortesia Luiz Sá |
CERÂMICA INCA
CERÂMICA IRACEMA
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apesar de a modelagem deste conjunto ser totalmente tradicional, este foi incluído por ser um dos exemplos mais antigos conhecidos de decoração de influência art decó no Brasil. |
CERÂMICA MAGNUSSON
PORCELANA SALER
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esta peça, que fazia parte de um serviço de café, é uma exceção na produção conhecida da Saler, sempre bastante tradicional. |
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foto cortesia Washington Marcondes |
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modelo modernista, mas que recebeu decoração tradicional. |
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modelo modernista, mas que recebeu decoração tradicional. |
Olá Fábio,
ResponderExcluirestou a achar este contágio bastante divertido.
Estou também surpreendida pelas informações de que no Brasil a produção modernista surgiu em pouca quantidade, sempre pensei que por influência dos EUA a moda tinha tido mais força. Como desconheço a maior parte da produção brasileira, estou gostar muito de aprender. As peças da CERÂMICA FORJAZ são mesmo interessantes. Obrigada por todas as informações.
Saudações,
CMP*
Olá CMP,
ResponderExcluirMinha afirmação de que a produção cerâmica modernista foi muito menor do que a da cerâmica mais tradicional na forma/decoração baseia-se apenas na proporção do volume de peças de ambos os tipos que encontramos hoje em dia em feiras de usados, bazares, brechós, sites de leilão, etc.
Eu também acho que era de se esperar que houvesse bem mais peças modernistas, não apenas pelas razões que você mencionou, mas porque no modernismo no Brasil foi muito forte, vide a cidade de Brasília, construida do zero, no final dos anos 1950 para ser a nova capital do país, e inaugurada em 1961, que era inteiramente modernista, na arquitetura, urbanismo, mobiliário, etc.
E depois de Brasília, a "onda modernista" tomou o país de vez, e eu também me espanto com a pouca quantidade de peças modernistas, em relação às tradicionais.
Fico pensando se depois que esta moda passou, as pessoas não ficaram cansadas do estilo, e se desfizeram rapidamente das peças, enquanto aquelas mais tradicionais foram mais preservadas, por parecerem mais "ricas", mais luxuosas, ainda mais se pensarmos que em 1964 implantou-se a ditadura no Brasil, e talvez o escapismo para um tempo anterior tenha sido uma das formas de aguentar o presente difícil.
Acabei de lembrar que há algumas peças modernistas fabricadas pela que ainda é a maior fábrica de porcelans no Brasil, a Porcelana Schmidt. Vou pesquisar o material que tenho desta fábrica, e fazer um "post adendum".
abraços
boa noite, saberia dizer se há alguma fonte para consulta sobre 'cerâmica magnusson'? Já vi vasos e peças similares, algumas vezes com decoração abstrata circular, mas nunca encontrei bibliografia ou ref. obrigado.
ResponderExcluirOlá,
Excluirinfelizmente tudo o que eu conheço é esta foto de um site de leilões.
abraços
Surpreendente o trabalho correto de pesquisas e pela linguajar escolhido(preciso,simples e superinformativo).Futilidades longe, frescuras tbm,auto-promoção moderada!Tudo muito BOM!...JASB
ResponderExcluirObrigado, JASP!
ExcluirSó achei engraçado o "auto-promoção moderada"! :-)
Nunca vi este blog como auto-promoção, mas talvez isto aconteça mesmo sem ser intencional.
abraços!