Recebi uma dica de um dos meus seguidores no Instagram (segue lá! @porcelanabrasil ), o André Gomes dos Santos, de Pirassununga, SP ( @andre.colecionador ), sobre uma talha da Cerâmica Mauá, com uma decoração muito elaborada, feita com pintura à mão livre, que não me parece muito característica daquela fábrica.
O desenho de marca empregado pelo final da década de 1930 era uma representação mais fiel da Locomotiva "Baronesa", como podemos ver na reprodução abaixo.
Além disso, por que no Brasil usariam "DEC." para dezembro? Mesmo se estivesse em italiano, origem de muitos dos fundadores e técnicos daquela fábrica, teria de estar grafado "DIC.", de "dicembre" (dezembro em italiano).
Portanto, esta hipótese de que a peça é de 1939 é muito pouco provável. Acho mais possível que seja um código para a decoração usada na peça, "decoração n° 39", já que sabemos que era comum por esta época que as fábricas codificassem suas decorações por números, que em alguns casos era escrito à mão na base das peças decoradas, geralmente próximo à marca carimbada.
Uma outra questão interessante é se esta decoração seria de catálogo da Cerâmica Mauá, uma encomenda especial, ou mesmo, realizada por algum atelier externo, que comprava as peças brancas, fazia suas decorações, e as revendia. Isso já é assunto para outra discussão.
Quer saber mais? Identificação, Valor de mercado, datação? Contrate a Avaliação Porcelana Brasil!
Visivelmente, o DEC. foi acrescentado, posteriormente...
ResponderExcluirSim, acrescentando quando foi realizada a pintura decorativa.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVocê estava certo Fábio, não é data é o código da decoração, mesmo. Tenho um potiche com decoração semelhante e o código Dec. 232.
ResponderExcluirAbraço.