Marcas usadas pela 'Fábrica de Louças Adelinas'
Fundada em 1929 pelo português Manoel de Barros Loureiro, que batizou a fábrica em homenagem à sua esposa.
Em 1937 admitiu seus filhos Manoel Filho e Plínio como sócios. Plínio de Barros Loureiro e Jorge Eduardo Pacheco e Silva eram seus diretores comerciais, enquanto o italiano Mário Zappi era o diretor técnico. Os demais técnicos da fábrica foram contratados na Alemanha, França e Portugal.
No final da década de 30 era uma das maiores fábricas de louça do país, com 1.200 operários e produção anual de 18 milhões de peças. Chegou a exportar para a Argentina.
Ocupava um terreno de 80 mil m2, com área construida de 30 mil m2. Tal era a adoração de Manoel pela fábrica que adotou como marca um brasão com coroa, para talvez denotar nobreza.
Manoel conseguiu até mesmo que o neto de D. Pedro II viesse visitar sua fábrica em 1937.
Fonte: livro "Porcelana Brasil - Guia de Marcas", de Fábio Carvalho
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