Google Translator - choose your language

Wedgwood "made in Brazil"?

Em um leilão aqui no Rio, no ano passado, eu observei uma coisa bastante curiosa num jogo de jantar inglês, da Wedgwood: um selo adicional, com a razão social "Drohaoser Comércio e Indústria Ltda", e a inscrição "PRODUZIDO NA ZONA FRANCA DE MANAUS".




Já vi jogos de café e chá sendo vendidos também no Mercado Livre, com este mesmo carimbo adicional:


Esta empresa, Drohaoser Comércio e Indústria Ltda, segundo o site da Receita Federal, está registrada na categoria "Fabricação de artigos de vidro", com endereço na rua Santa Isabel 1150, sala 04, Cachoeirinha, Manaus, AM. Aberta em 15/07/1971, mas teve o CNPJ cancelado em 2015, por "Omissão Contumaz".

Curiosamente, a mesma razão social acima possui um endereço no Rio de Janeiro: rua Visconde de Pirajá 430 / 8, tel. 2523-4860, em Ipanema. No site onde encontrei esta informação, ela consta como loja de cristais.

Em outro site, esta empresa está cadastrada como "FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE VIDRO E DE CRISTAL PARA USO DE MATERIAL DOMÉSTICO (SERVIÇOS DE MESA, COPA E COZINHA)". O endereço, entretanto, é outro: rua Aguiar Moreira, 346, Bonsucesso, RJ, RJ.

A empresa possui também o que parece ser várias lojas ou revendas, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo. E em sites de "páginas amarelas", ela consta como "IMPORTAÇÃO E COMÉRCIO ATACADISTA DE PRODUTOS IMPORTADOS".

Neste mesmo site, ela também possui um outro endereço em Manaus: av. Buriti 1050, cadastrada com as mesmas atividades acima.

Mas não é apenas Wedgwood "made in Brazil" que aparece com a marca desta empresa; há outras manufaturas inglesas com este marca adicional:


Muito provavelmente se trata de um caso de "repatriamento" de louça inglesa, via Zona Franca de Manaus, talvez uma forma de burlar taxas de importação e outros impostos, pois uma vez "maquiado" como produção local, ainda mais na Zona Franca, gozaria de descontos fiscais.

Esse tipo de "esquema" foi uma das razões pela qual a Zona Franca entrou em decadência lá pelo início dos anos 1980. Como vimos acima, esta empresa (Drohaoser) possui (ou possuia) uma fábrica em Bonsucesso (RJ), mas apenas de vidro e cristais. A louça parece ser mesmo de fabricação inglesa. 

Isto me faz pensar quanta gente comprou "louça inglesa antiga" que foi naturalmente produzida depois de 1971, ano de abertura do iníco das atividades desta empresa na Zona Franca de Manaus.

26 comentários:

  1. Poxa, curioso mesmo isso... Produtos "maquiados" como produçao local...
    Parabéns mais uma vez pelo blog!
    Bjs
    Priscila Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/1/08 22:32

    Eu tenho um conjunto maravilhoso Enoch Wood´s, cor-de-rosa com baixela ( sopeira, travessas, molheira...) e quando ganhei, a mais de 25 anos, me informei e me disseram na época que realmente seria uma forma de não pagar impostos de importação. E o meu conjunto tem carimbo da empresa Drohaoser inclusive com CGC ( atual CNPJ). Já um conjunto de porcelana japonesa daquela mesma época consta o carimbo da mesma empresa sem CGC.
    Abraços,
    Júlia Maria G. Silva

    ResponderExcluir
  3. Olá Júlia, tudo bom?

    Legal saber que também há louça japonesa "maquiada" de Zona Franca para entrar no país.

    Melhor ainda ter a sua confirmação da minha suspeita que esta era uma forma de importar fugindo de impostos.

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ah lembrei isso, mesmo era uma antiga loja de luxo, cheia de cristais italianos e porcelanas de várias parte do mundo. Eu era muito criança mas lembro. Mas nenhum produto era nacional todos importados incluse os cristais. Aqui nunca tivemos fábrica e porcelanas e muito menos cristais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Quando vc afirma "Aqui nunca tivemos fábrica e porcelanas e muito menos cristais." imagino que esteja falando sobre Manaus, certo?
      abraços!

      Excluir
  5. Minha mãe disse que todas essas porcelanas são realmente inglesas Drohaoser era somente loja importadora não fábrica. Importadora de louças finas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como eu disse acima:
      "Muito certamente se trata de um (curioso) caso de "repatriamento" de louça inglesa, via Zona Franca de Manaus, talvez por vantagens de custo mais baixo, pois uma vez "maquiado" como produção local, ele gozaria de descontos fiscais, e escaparia de taxas de importação."
      Já achava que era uma importadora "maquiando" produto importado como produzido no Brasil por questões de isenção fiscal.

      Excluir
  6. Fábio tenho 12pratos rasos 12 pratos fundos 12 pratos de sobremesa e 12 pratos do tamanho de um pires todos certificados pela Drohaoser (Ridgway) Herdei de minha mãe como posso saber o valor?
    Desde já agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça,
      Só mesmo levando a um avaliador, antiquarista, revendendor de louça usada, alguém do ramo.
      abraços

      Excluir
  7. Meu padrinho me deu um de presente, achei curioso isso, mas você esclareceu, obrigado!
    Seguem as imagens do prato:
    https://imgur.com/wOVtf9l
    https://imgur.com/GJx75qb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas fotos! E que bom que esta postagem lhe foi útil.
      abraços

      Excluir
  8. Eu ganhei da minha sogra que ganhou não sei de quem que ganhou de mais alguém um jarro igual esses aí

    ResponderExcluir
  9. Trabalhei nessa empresa entre 1981 e 1985, em seu escritório de vendas situado na Av Paulista. De fato, os produtos eram todos importados e beneficiados em Manaus. No caso das porcelanas as bordas recebiam apenas filetes prateados. Já os cristais eram lapidados, com mais ou menos trabalhos dependendo da peça.

    ResponderExcluir
  10. Olá,Fábio, tudo bem?
    Tenho um jogo de jantar Drohouser, cena inglesa rosa, e gostaria de adquirir o jogo de café.
    Pode me ajudar? Sou de Curitiba.
    Muito obrigada,
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, como você vai?
      Infelizmente não posso, pois não tenho qualquer relação com comércio de louças, minha atividade é apenas de pesquisa.
      Abraços!

      Excluir
    2. De qualquer forma, parabéns pelo trabalho de pesquisa, o qual me ajudou a entender o "mistério" da origem da minha louça inglesa com carimbo de Manaus!
      Obrigada pelo retorno.
      Abraços.

      Excluir
    3. Eu tenho mas eh marrom

      Excluir
  11. Fiquei satisfeita em saber o motivo deste selo da Drohauser. Tenho um conjunto completo de louca do Crown Ducal e fiquei preocupada que fosse falsificado. Agora esta explicado.

    ResponderExcluir
  12. Me informaram que alguma fábricas no Brasil produziram imitação da louça inglesa, porém que as verdadeira apresentam junto da marca a coroa britânica e que eram proibido, as fabricadas no Brasil colocar a coroa britânica, isto é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Murilo, tudo bem?
      Seria muito fácil para uma imitação reproduzir qualquer tipo de selo ou marca, seja proibido ou não, não concorda? Não sei o que você entende por imitação, mas por exemplo a Louças Cláudia (Cerâmica Matarazzo) fazia louça com moldes e decorações ingleses importados, sem ser imitação ou falsificação.
      abraços!

      Excluir
  13. Tenho um aparelho de jantar de porcela inglesa, Caçada, na cor azul, 18 pratos rasos, 18 pratos sobremesas 18 pratos de sopa. Borda onduladas. Praticamente novo, em perfeito estado. Pouquíssimo uso. Nenhum trinco. Qual o valor de um aparelho desse? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/1/23 07:47

      Quer vender Joca? sarvio.valente@gmail.com

      Excluir
  14. Fábio boa noite. Mais uma, comprei uns pratos estilo ingleses pombinhos com selo "WARRANTED STAFFORDSHIRE " e segue " JOAO MOORE & C° IMPORTADORES " Gostaria de te doar um deles, e entender .Será q é o mesmo caso de fugir das taxas de importação? Aguardo, e obrigado por tudo . mchristinafreitas - meu Instagram, Christina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christina,
      Não sei dizer se neste caso seria também para burlar taxas e impostos. Pode ser apenas uma importação comum, já que está até escrito "IMPORTADORES".

      Excluir
  15. Tenho um sininho de mesa muito bonito, de cristal com haste de metal, da minha ávó, dado pela minha mãe, e que mantenho ate hoje, existe 2 etiquetas:
    Em uma etiqueta:- DROHAUSER Com e Ind SA - CGC 33.415.555/0001 - 53 - Cristal Importado da ITÁLIA - Produzido em Manaus - Indústria Brasiileira -
    Em outra etiqueta ao lado, lê-se:- RCR Royal Cristal Rock - Genuine Lead - CRYSTAL - garanteed over 24% PbO - MADE in ITALY- per alimenti - CRISTAL - Veritable Cristal au Plomb Garanti 24% PbO - Cristalo al Piombo Garantito 24% - BLEIKRISTAL 24% PbO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...