Google Translator - choose your language

Em clima caseiro, Museu expõe louças e porcelanas



O Museu Histórico Municipal ficará com jeitinho caseiro nos próximos meses. Desde 27 de março está em cartaz no local a exposição Louças da Casa, que reúne porcelanas, faianças, cerâmicas e louças produzidas pelas principais indústrias cerâmicas que funcionaram em São Caetano do Sul até metade do século 20 e constituíram a principal atividade econômica da cidade até o período.


Em meio a 150 peças, como pratos, tigelas, sopeiras, jarros, bules, xícaras, artigos para decoração, e outros objetos, uma instalação que traz uma mesa pronta para um chá da tarde dá o toque de aconchego à mostra. Com destaque para peças da Fábrica de Louças Adelinas e da Louças Cláudia (pertencente às Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo), há produções das indústrias: Cerâmica Toyoda, Porcelana São Paulo (Teixeira), Cerâmica Ita Brasil, Cerâmica Artística Da Costa, Cerâmica Marinotti e outras.


Começando por um conjunto de jarra e bacia em louça, com data de 1926, a mostra avança nas décadas e expõe peças produzidas até os anos 60. Um dos objetos mais interessantes é um jarro para vinho com um compartimento que servia para a colocação de pedras de gelo, que mantinham a bebida fria e não se misturavam a ela. Vale a pena, ainda, prestar atenção à delicadeza e à técnica das peças pintadas à mão.Se quiser entrar mesmo no clima caseiro o visitante pode tomar um café fresquinho, servido em um conjunto de porcelana produzido na cidade na década de 1970.


O supervisor do Museu, Clovis Esteves, explica o nome da exposição: "Escolhemos este nome pois estamos expondo peças feitas em casa, ou seja, produzidas em São Caetano, e que eram utilizadas em casa, no ambiente doméstico".


A exposição Louças da Casa fica em cartaz no Museu Histórico (Rua Maximiliano Lorenzini, 122 - Bairro da Fundação) até 30 de maio, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone 4229-1988. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...