Google Translator - choose your language

feira da praça XV - 14/06/2008

Hoje fiquei todo feliz na feira da praça XV, que nem criança que ganha doce ou brinquedo!

FINALMENTE!!!
FINALMENTE!!!

Achei uma peça Santo Eugênio, com a marca mais antiga que conheço até agora, usada na década de 1920, provavelmente entre 1923 e 1928. É MUITO difícil encontrar peças com esta marca!

E ainda por cima, é uma xícara de café de um modelo canelado LINDO, que me parece ter sido exclusivo da Santo Eugênio, pois jamais vi uma xícara com modelo parecido feira por alguma outra fábrica. Todas as demais usam um outro modelo de canelado, que vemos muito por aí.

E reparem na beleza da estanhola! A xícara é quase toda branca, e esse friso floral de estanhola, simples, consegue dar um ar todo original, de "outros tempos", e ao mesmo tempo, super elegante.



E foi a PRIMEIRA peça que vi na feira hoje (e me chamou a atenção, claro, ver a gente vê 300 mil coisas, mas nada é novidade...), e quando virei o pires, e dei de cara com a marca, fiquei até tremendo de emoção. Mas apenas por dentro! Para o "mundo" (e principalmente o vendedor) eu fiz a cara mais blasé que alguém pode fazer.

E como se isto só já não bastasse para eu voltar para casa muito feliz, no finalzinho, na última barraca antes d'eu ir embora para cara, me apareceram mais xícaras de café, desta vez de outra fábrica muito difícil de encontrar, a Fábrica de louça E.B., de Curitiba, Paraná:



Não sou muito fã (na verdade, nem um pouco!) de cenas de galanteio, mas essa, mais estilizada, e quase uma silueta, eu até "simpatizo". Mas o mais importante mesmo foi ter FINALMENTE representantes desta marca na coleção!

Também comprei na mesma barraca das xícaras Santo Eugênio este simpático prato de sobremesa da Santa Cruz:

2 comentários:

  1. Parabéns. É uma felicidade quando encontramos esses objetos de desejo!!! Abc Isnard - Taubaté-SP

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Isnard!
    Imagino que em sua cidade seja muito mais fácil encontrar peças da Fábrica de Louças Santa Cruz, uma vez que ela funcionava aí.
    abraços!
    Fábio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...