Google Translator - choose your language

23 de janeiro de 2011

"Antiguidades" do século 21?

Infelizmente mais uma vez escrevo um post com o objetivo de alertar os seguidores deste blog sobre uma prática errada e enganadora de certos vendedores em sites de leilão, como o Mercado Livre.

Estes vendedores estão anunciando como "pratos antigos decorativos" peças ABSOLUTAMENTE NOVAS, quase sempre decoradas pela Porcelana D&D (fábrica fundada em 2000, e ainda em atividade). Algumas destas peças até levam decalques mais antigos, pois a D&D herdou parte do acervo da Porcelanas Pátria, mas a maioria das peças leva decalques absolutamente novos, que reproduzem cenas e temas antigos.

Organizei um "mix" de fotos deste tipo de peça, de vários anúncios atuais de vendedores diversos do Mercado Livre, com o objetivo de ajudar aos leitores deste post a reconhecer este tipo de peça "nova" antiga:



Que fique bem claro: não estou condenando ou culpando a D&D nem o Mercado Livre!

A Porcelana D&D produz suas peças de forma legítima e legalizada, e não as vende de forma alguma, até onde eu saiba, como antiguidades. Eles até possuem uma barraca na feira de usados, antiguidades e artesanato da praça Benedito Calixto, em SP, por metade ou mesmo 1/3 do preço praticao pelos vendedores do Mercado Livre. Eu mesmo estive nesta barraca, e não havia nada que pudesse dizer que a D&D vendia sua produção como "antiguidades".

Como sempre, já avisei várias vezes a estes vendedores que estas peças são novas, pois mesmo eles poderiam ter achado que por as terem comprado numa feira de usados e antiguidades, seriam antigas. Mas a atitude de vários vendedores das peças em questão foi simplesmente ignorar meus avisos.

Isso prova que não é apenas falta de informação, mas sim uma atitude propositalmente errada, com o objetivo de iludir o comprador desavisado. Já ouve um vendedor que até me enviou um email ameaçador, onde afirmou com todas as letras: "Se estou certo ou errado o problema é meu, a mercadoria é minha"

O Mercado Livre é apenas um canal de vendas; se os vendedores praticam atitudes condenáveis ou legítimas, não é culpa do site. Mas que se faça uma ressalva: eu por DIVERSAS vezes já informei ao Mercado Livre sobre esta prática de alguns vendedores, que anunciam produtos absolutamente novos, como se fossem "antigos". E o site de leilões não deu a mínima.

Uma última ressalva necessária: há vários outros vendedores anunciando no Mercado Livre, na seção de antiguidades, peças D&D, mas estes não informam que são peças "antigas". A maioria apenas não diz nada, apenas coloca o anúncio, alguns informam em seus anúncios "NÃO É ANTIGA" ou "NÃO É PEÇA ANTIGA". Embora eu ache absolutamente errado colocar peças novinhas em folha na seção de antiguidades, pois mesmo avisando ou não, o comprador menos atento pode acabar comprando uma peça nova acreditando que levou uma antiguidade, estes vendedores não estão, ao menos propositalmente, enganando ninguém.

E acima de tudo, vale a velha regra! O comprador do mercado de antiguidades precisa se informar, estudar, estar atento, perguntar, pois no final das contas, o que os vendedores querem é o seu dinheiro. E quem fica com uma peça antiga falsa é você, comprador e colecionador. Então, PREVINA-SE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...