Google Translator - choose your language

caneco de vinho - Porcelana Renner S/A

A última peça que faltava mostrar, das compradas na feira da Praça XV sábado passado (23/01/2011) era este caneco de vinho da Porcelana Renner S/A.

Eu nem gosto de canecos, este mesmo não me diz nada de especial, a não ser pela cor azul aplicado no baixo-relevo. O que me fez comprá-lo foi a marca gravada em sua base. Esta marca era de uso geral do grupo Renner na época, antes de terem criado uma marca específica para a fábrica de porcelana.

Até hoje eu a havia visto em apenas uma peça, uma boneca bibelô, e esta marca parece ter sido usada por pouco tempo, apenas nos primeiros anos de produção.

Saiu algo muito errado na fabricação deste caneco, pois o verniz está muito craquelado. E acho que eles queriam criar um efeito de biscuit de porcelana, pois o verniz está quase fosco, e o colorido azul claro parece simular os camafeus Wedgwood. Mas talvez o verniz fosco tenha sido apenas mais um erro de produção!


caneco de vinho
Porcelana Renner S/A
Porto Alegre - RS
porcelana
decoração com relevo moldado e verniz azul claro
déc. 1940
coleção Porcelana Brasil

2 comentários:

  1. Oi eu tenho um conjunto de porcelana que era da minha avo e eu estou vendendo as minhas coisas porque vou me mudar e enfim eu não sei quanto vale, não entendo nada do mercado sobre isso e queria q vc desse uma opinião, é um conjunto da germer de jarra e xicaras para beber vinho, em ótimo estado, se você puder favor responda, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto infelizmente não é uma coisa que se faça assim, sem se ver as peças, para um anônimo. Na verdade isto é um serviço que eu faço profissionalmente e tem um custo, que corresponde à pesquisa, avaliação e datação das peças/jogos, e o envio de um relatório completo, com as seguintes informações:

      - nome e localização da fábrica;
      - breve histórico da fábrica, com principais nomes e datas;
      - descrição das peças e da técnica decorativa;
      - fotos das peças avaliadas;
      - datação das peças;
      - avaliação monetária das peças.

      Se você quiser saber mais sobre isso, por gentileza consulte:

      http://www.porcelanabrasil.com.br/avalia.htm

      Qualquer dúvida adicional, por favor, fique à vontade para perguntar.

      Atenciosamente,
      Fábio Carvalho

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...