Google Translator - choose your language

um canto para bules

Quem me conhece sabe que dentre as peças de jogos de jantar e café/chá, minhas preças prediletas são, respectivamente, as sopeiras e os bules. E por conta disto, tenho muitos exemplares destas peças.

Há muito tempo tenho um canto apenas para sopeiras, acima da porta da varanda da sala. Mas os bules nunca tiveram este privilégio. Até as tigelas tem um espaço só para elas na cozinha (as maiores, típicas mesmo de uso em cozinhas) e na sala (as malgas menores, desde cafezinho até o tamanho para consumo individual de caldos). E um espaço apenas para bules é uma coisa que eu sempre queria fazer, mas como arrumar espaço para a empreitada em um apartamento minúsculo, ainda mais quando sua coleção já passa de DUAS MIL PEÇAS (devo ser realmente insano...), e apenas de bules já são quase 100 peças?

O melhor que consegui fazer é o que se vê na foto abaixo. Escolhi então bules que gosto em particular, pois como se vê, só cabem 9 bules neste canto de parede.



Eu não gostei do jeito "duro" das prateleiras, de forma que pretendo aprimorar o conjunto, talvez com uma pequena toalha de rendas, não tenho certeza ainda.


Na verdade há vários outros bules que eu gostaria que estivessem neste "altar", mas que por várias razões não podem estar aí:

- pertencem a jogos completos ou quase completos, e estes eu prefiro manter com o resto do conjunto;

- mesmo sendo avulsos em minha coleção, estão em outros "sistemas" de arrumação e apresentação da coleção, como na estante onde há apenas peças azul & branco, ou na sala de jantar, onde há uma estante com apenas peças com decoração em verde;





- fazem parte do grupo de peças decorados com o decalque "Rosas Fontana" (nome dado pelo meu amigo John Richter, de Curitiba) ou o "Rosa e Amarela", "Guirlanda", ou qualquer outra decoração que eu tenho várias peças, de diversos fabricantes, que eu gosto de manter juntas.



(obs: as 3 fotos anteriores são de 3 anos atrás, de forma que estas arrumações já estão bem diferentes, com composições completamente outras, mas servem para dar uma ideia.)

Enfim, foi o melhor que eu consegui fazer até o momento. Ao menos foi um início!

9 comentários:

  1. Caro Fábio,
    Acho q o seu canto para bules resultou muito bem, ficou um conjunto muito harmonioso e decorativo, os bules são lindos.
    Também gostei muito de rever as suas coleções de porcelana, tão bem organizadas por cores e formatos. Muito lindo!
    Eu também gostava de ter as coisas assim arrumadas, todas expostas e bem, mas tenho muita coisa metida em armários e é pena...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Andrade,
    Obrigado por suas palavras. Mas eu ainda não estou mesmo satisfeito. Tá muito "pobrinho". E apenas 9 em quase 100 bules...
    Eu estou quase desmontando uma estante fina, com apenas 12cm de profundidade, que fiz eu mesmo uns anos atrás na cozinha, que deve dar para pelo menos uns 30 a 40 bules, se colocar meio apertadinho. Acho que assim eu fico satisfeito! E deixos nestas prateleiras, que estão na sala de estar, outros objetos que tenham mais a ver com o ambiente.
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio
    Lindos os seus bules! Merecem exposição, sem dúvida nenhuma.
    Acho que a ideia resultou, mas faz bem em tentar quebrar a tal "jeito duro" que refere.

    Também tenho uma micro colecção de bules.
    Brevemente farei um post, para os mostrar.
    Um abraço
    Maria Paula

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Paula
    obrigado pela visita e pelo comentário.
    ainda estou matutando o que preciso fazer ali para melhorar o display. Várias ideias me ocorrem, mas algumas desanimam pela mão de obra que envolveria.
    abraços!
    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Naquela magnífica obra da Tachen, "Apartamentos de Paris", li a afirmação de um coleccionador de antiguidades, que dizia que quando encontramos uma peça boa à venda, devemos sempre compra-la, pois ela encontra sempre um lugar na nossa casa.

    Claro a casa dele era como a sua e a minha, onde 30 cm de parede livre são logo aproveitados para pôr mais qualquer coisinha.

    Ainda assim, o Fábio consegue dar uma certa ordem arrumando por cores, tamanhos e estilos

    Abraços da velha cidade de Lisboa

    ResponderExcluir
  6. Exato Luis!
    Em 30 cm eu consigo enfiar 3 bules de café ou 2 de chá!
    Tenho muita coisa, muita coisa mesmo, guardada em caixas ou armários fechados na área de serviço da casa. E recentemente ainda fiz uma seleção do que se vê nas fotos acima, e reduzi bastante o que está exposto. Só as mais significativas, mais antigas ou mais queridas. O resto foi tudo classificado em um banco de dados que eu montei, e devidamente encaixotado.
    Agora tem até alguma pouco espaço vazio, mas é para quando encontrar mais peças especiais.
    abraços
    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Oi Fábio!
    Adorei seu blog, principalmente esse cantinho bem despojado dos bules. Sou artista Plástica e meu carro chefe e a porcelana desde 1993. Minha pintura é contemporânea...Mas a clássica é demais da conta. Você e sua coleção estão de parabéns.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Maxwell Martins trindade26/6/16 23:00

    Olá Fábio boa noite! Sou o Maxwell de Campos dos Goitacazes RJ, gostaria de saber se vc teria um jogo de café da manhã da marca pozzani antigo para vender. Estou também interessado em colecionar essas raridades!!! Me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Maxwell,
      Eu não sou comerciante, mas sim colecionador e pesquisador.
      abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...