Google Translator - choose your language

Azulejos antigos no Centro do Rio de Janeiro - V

Ladeira João Homem 
morro da Conceição, região portuária
imagens obtidas no Google Street View





Estes azulejos das duas casas acima me parecem coisas que eu vi muito no Porto (norte de Portugal), que sempre me lembram o metrô de Londres (acredito mesmo que sejam uma influência inglesa, pois a região do Porto tem várias casas e mansões com nítida influência inglesa, e vide o controle quase total pelos ingleses na comercialização do vinho do Porto).

Só que aqui no Rio de Janeiro quase sempre são usados de uma forma diferente de lá. No Porto, usa-se apenas uma cor deste azulejo. Já aqui no Rio de Janeiro, eles aparecem quase sempre em 2 cores em cada casa, alternados, o que, dependendo das cores empregadas, às vezes se aproxima até a op-art, que só viria a acontecer na década de 1960. Mais uma vez, o espírito mais jocoso e lúdico do brasileiro se impõe a uma moda importada, e antropofagicamente, torna o que vem de fora em algo local.


6 comentários:

  1. Olá Fábio
    Tem toda a razão na observação que fez sobre a utilização destes azulejos no Porto, mas recorrendo a uma só cor.Mal comecei a ler a sua ideia, pensei "cá só se usa uma cor", e logo a seguir vi que o Fábio fez esse reparo.Penso que a utilização destes azulejos, normalmente retangulares, se verifica um pouco por todo o país, mas acredito que com mais incidência aqui pelo Norte.

    Tenho acompanhado a sua pesquisa googliana sobre azulejos que acho muito interessante. Boa técnica, que permite uma boa recolha de imagens e, quem sabe, transformar-se até num bom banco documnetal.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Paula,
      Por aqui, é relativamente fácil encontrar casarões com estes azulejos retangulares de cor lisa, até por geralmente serem construções já do século XX, e muitos deles da década de 1910 ou 1920, o que em si já é uma informação interessante. E via de regra são assim: 2 cores alternadas.
      Outra característica comum a estas casas: geralmente, as casas com estes azulejos, tem apenas 1 andar, enquanto as demais, com os azulejos mais tipicamente portugueses, tem 2 ou 3 andares.
      Começou por acaso, mas agora estou usando o Google para detectar e mapear em quais ruas há casarões com os azulejos antigos, para depois fazer uma visita a estes endereços com câmera na mão, e clicar muitas e muitas fotos.
      bjos

      Excluir
  2. Fábio, a este propósito já andava para cá vir dizer-lhe que também se encontram em Portugal fachadas revestidas a azulejos com dois tipos de padrões, mas não misturados em toda a fachada como aí. O que se usou muito no início do século XX foi o revestimento monocromático com azulejos desses retangulares, depois avivado por frisos azulejares de flores,o que resulta muito bonito.
    Na Figueira da Foz, por exemplo, há várias casas também só com um andar assim revestidas e com frisos, geralmente junto à cimalha ou sobre portas e janelas, mas ainda no ano passado tive o desgosto de ver uma ir abaixo...
    É um trabalho muito interessante o que tem estado a fazer!
    Continuaremos a acompanhá-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Andrade,
      Esta combinação de azulejos de cor sólida retangulares horizontais com frisos florais eu vi no Porto, e até fotografei alguns com frisos art nouveau lindos.
      Por falar em mistura, eu fotografei 2 casas comerciais de 2 andares numa travessa aqui no Centro do Rio, que ainda não postei, mas irei fazê-lo, em que misturaram uns 4 ou 5 tipos diferentes de azulejos de padrão de final do século XIX, inclusive usando azulejo de padrão para compor um friso. Mas sabe que ficou muito bonito? Acho que aí em Portugal, naquele tempo, achariam de mau gosto!
      beijos

      Excluir
  3. Carlos Frascari26/3/13 19:27

    Me perdoem: Os azulejos bisotados serão belgas ou ingleses. O que tem um desenho é ingles e havia uma casa no Meier, rua Adolfo Bergamini com uma fachada igual. Retiraram....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Obrigado por sua mensagem. É sempre bom contar com sua expertise.
      Já me disseram que estes azulejos bisotados poderiam ser também franceses. Mas como disse lá no início do artigo, eu sempre penso no metrô de Londres quando os vejo.
      Quanto ao azulejo quadrado com desenho em relevo, vc está certo. São da fábrica inglesa Pilkington, fabricado por volta de 1900. Esta postagem é antiga, defasada. Eu agora tenho um blog apenas para os azulejos, e a coisa está muito mais avançada por lá.

      por exemplo: http://azulejosantigosrj.blogspot.com.br/2012/09/regiao-portuaria-xiv-ladeira-joao-homem.html

      convido-o a conhecer o novo blog, pois seus conhecimentos seriam certamente muito valiosos por lá!
      http://azulejosantigosrj.blogspot.com.br/

      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...