Google Translator - choose your language

moringa - Cerâmica Prado



moringa
fabricação: Cerâmica Prado - SP
material: faiança
decoração: pintura à mão livre
datação: déc. 1950/60

22 (h) x 20 (d) cm
fonte: site Mercado Livre

9 comentários:

  1. Prezado F. Carvalho,

    Paz.

    Peço desculpas, de antemão, por comentar por aqui e não a dois posts abaixo onde iniciamos uma conversa.

    Mas já que estou aqui não custa dizer que é uma bela moringa, como quase todas.
    Gosto muito de moringas...bilhas...
    e por estes dias tive a falta de sorte se encontrar duas das que mais gostava (L. Salvador bem antiga e uma Delft) estilhaçadas ao chão.
    Um dos gatos atrás de bichinhos... Acho esta moringa bonita mas prefiro desenhos clássicos, mesmo que ingênuos.

    Voltando à conversa: pelo que entendi Vc me mandou um E-mail. Mas não recebi, deve ter havido algum problema. Meu e-mail é este:

    aqblanc@yahoo.com.br

    Procurando pelo seu nome encontrei um livro de guia de marcas. Vou ver se adquiro um exemplar.
    E falando em livros, tenho pouca coisa sobre louça e menos ainda em Português. Li poucos sobre o assunto. Um que gostei foi de uma autora que chama as xícaras menos afamadas de "fulaninhas" . Ela escreve com gosto e clareza. Não lembro o título nem a autora...

    Vc, ao que parece, é polivalente nas Artes, pelo menos no discurso sobre Artes. E Arte Sacra? Não me refiro aos painéis de azulejo que com certeza merecem e têm seu olhar, apreciação e crítica mas à imaginária de vulto, minha predileção (como Vc pode ver no meu pobre Blog: http://velhariasdomaurinho.blogspot.com.br/).

    E para além dos azulejos há uma rica cerâmica sacra de vulto. Sou fascinado por terracota antiga tipo a dos Agostinhos.E já tive até um S. José e uma N. Senhora de presépio, porte médio, que poderiam ser seiscentistas mas minha paixão pelas Imaculadas levou-me a desfazer destas preciosas peças.

    Quanto aos retornos, discussões, interações, etc, de que falávamos penso que passam um pouco ou muito pelo humor, simpatia, etc. Ou seja, há um campo vasto do subjetivo que é imprevisível.

    Talvez não sirva de nenhum consolo, mas eu sentiria falta de um Porcelana Brasil e penso que muita gente tb mesmo que não interajam com Vc.

    Um abç porque o sono me pegou. Obrigado.

    Amarildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amarildo,
      Que pena as peças quebradas! Eu jamais teria gatos aqui em casa, seria ao menos um desastre por dia!
      Não lhe enviei email não. Eu que me confundi. Misturei minha resposta para você com uma outra conversa anterior com outro visitante do blog. Mil perdões!
      O Guia de Marcas está esgotado desde o ano de seu lançamento (2008), mas quem sabe já não é possível achar em sebos ou similares?
      Na verdade não tenho nenhum interesse particular sobre arte sacra. Posso me interessar eventualmente como arte, mas o fato de ter sido produzida para um fim religioso não me atrai em particular, seja escultura, pintura, azulejaria, etc. Se é uma boa obra de arte, admiro da mesma forma que as obras de artes não religiosas.
      Mais uma vez falando sobre a interatividade (ou não) nos blogs, entendo o que você disse, mas por outro lado, ficar falando para o vazio não é nada estimulante. Eu até sei pelas estatísticas que há visitantes nos meus blogs, mas fico mesmo sem vontade de colocar novo conteúdo já que não há praticamente retorno, ou troca de ideias.
      abraços!
      Fábio

      Excluir
  2. Olá Fábio, tudo bom?
    Não sei se você já realizou uma pesquisa, mas não encontrei nenhum relato na internet à respeito das cerâmicas Prado.
    Você tem informações sobre a sua história?
    Abçs,
    Flávio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio,
      Tenho tão poucas informações, e que sequer puderam ser adequadamente checadas, que jamais as publiquei, para não propagar um possível erro.
      abraços!

      Excluir
  3. Boa noite Fabio! Adquiri há muitos anos um jogo de chá e café Prado. Gostaria de vende-lo mas não tenho mais noção de valor. Pode me auxiliar de alguma forma? Agradeço sua atenção. Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo, tudo bom?
      Datação, identificação e avaliação de peças/jogos de louça e porcelana é um trabalho de consultoria que faço de forma profissional. Existe um custo para a realização deste trabalho, que corresponde à pesquisa, avaliação e datação das peças/jogos, e o envio de um relatório completo.
      Por gentileza consulte: http://www.porcelanabrasil.com.br/avalia.htm
      Atenciosamente,
      Fábio Carvalho

      Excluir
  4. Tenho um jogo de louças para jantar "Prado". Algumas peças (poucas) estão lascadas. Conferi a assinatura (Prado) e bate com as existentes sob os pratos e peças do jogo. Gostaria de saber se são raras e se existe, normalmente, interesse em copra desse tipo de peças. Qualquer informação para mim é importante. Meu email: pertins10@hotmail.com - Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Fábio Carvalho, pelo seu trabalho, de valorização da arte, decoração e praticidade das mesas brasileiras, através do conhecimento da indústria de cerâmica e porcelana do país.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...