Google Translator - choose your language

23 de março de 2014

tigela - Cerâmica Itabrasil


tigela
Cerâmica Itabrasil 
São Caetano do Sul - SP
louça de pó de pedra 
decoração com estanhola
fonte: site Mercado Livre

5 comentários:

  1. Olá a todos,
    PAX VOBIS,
    Desculpem-me por este arremedo de comentário (e meio genérico).
    É que estive fora de órbita por uma semana, entre o Céu e a Terra e longe da rede... O que faz parte do Céu, se o Bom Deus permitir, apresentarei no blog. Algumas pequenas e até grandes alegrias.
    Vou tentar me lembrar do que vi de Vcs (só que ainda não li nada além de um título ou outro). Depois vejo tudo com cuidado e tento comentar decentemente. Cada um deve ir direto ao nome e ao abraço carinhoso e fraterno a todos...
    1- Luis:

    Gravura incomum. Vieram-me à mente aquelas colunas romanas que, em espiral e imagens seqüenciais, vão narrando a história de batalhas e conquistas... Não sei se esta gravura faz algo semelhante. Ia preparar um post sobre Louças (copiando a MIsa) mas não deu para fazer as fotos então resolvi postar, coincidência com Vc, uma gravura que considero um dos maiores achados dos últimos anos. Só estou aguardando um e-mail de meu irmão com as fotos. Não entendo nada de gravuras, mas tive uma intuição e acabei adquirindo a preço de ovos uma gravura do sec. XVIII da qual se encontra um exemplar no British Museum. Também não conheço este museu, mas penso que guarda obras de relevante importância.
    2- C. Deveikis:

    Este esponjado de Mauá, com estas mesmas florzinhas miúdas e vazadas, esteve por estes dias em diversas peças de leilões pelo Brasil afora... Havia até uma espátula de bolo. As louças estão se rebelando... Tb penso que as florzinhas sejam da técnica daquele jogo da WEISS (da discussão se pintado à mão ou não...)
    3- M. Isabel:

    Quanta coisa (especial) postada... Mas só lembro da enfusa com bicados (não sei por que eles, neste tipo de peça, dão até uma graça... Mas em outras são um lamento).
    4-Flavio Teixeira:

    Sacavém, soa tão bem e não faz mal a ninguém, aliás faz muito bem. E bem faz Você que dela tem...
    Eu tenho umas poucas peças... Uma especial que chegou nestes dias entre o Céu e a terra. É das que mais gosto Você vai ver e gostar também.
    5- Ivete Ferreira:

    Como disse a Vc, adoro estas imagens envoltas nas brumas do medievo. São cheias de beleza porque onde a devoção motivou também orientou. Adoro também estes livros pequenos mas de lombada grande segurados com tanta elegância. O corpo também, mesmo sob tanto manto, se deixa ver sem qualquer pecado.
    6- Fábio Carvalho:

    Que peças marcantes mesmo em sua simplicidade... E herdeiras diretas de uma tradição forte. Esta tigela Itabrasil, como várias outras que Você apresentou, se não estivessem marcadas, seriam tidas como portuguesas...

    Abraços a todos.
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio Carvalho.

    Paz e Bem.

    Vi um comentário seu sobre uma exposição de louça portuguesa. É virtual ou ... (concreta?).
    Onde podemos ver?

    Uma abração.

    Amarildo

    PS. Não se importe se repetir este comentário nos seus outros blogs. Vou procurar por eles também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você está falando de uma exposição minha, é e não é louça portuguesa, pois foi mesmo feita em Portugal, com material e técnicas portuguesas, mas por outro lado feitas por um brasileiro, com a combinação de motivos tradicionais portugueses dos séculos XIX e princípios de XX, e os elementos de minha criação, de acordo com a dialética do meu trabalho de arte. Então é bem um encontro de culturas e épocas.
      Você encontrará mais informações aqui:
      http://www.fabiocarvalho.art.br/exercitomonarca.htm

      abraços!

      Excluir
  3. Flávio tenho uma tigela da Itabrasil muito parecida com essa, acho até mais bonita Rsrsrs . Qual a idade estimada dessa peça,??

    ResponderExcluir
  4. Flávio tenho uma tigela da Itabrasil muito parecida com essa, acho até mais bonita Rsrsrs . Qual a idade estimada dessa peça,??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...