Google Translator - choose your language

prato de alcachofras - Louças Cláudia - Cerâmica Matarazzo (IRFM)



prato de alcachofras
Louças Cláudia - Cerâmica Matarazzo (IRFM)
São Caetano do Sul - SP
louça de pó de pedra
decoração com relevo moldado e imersão em verniz
cortesia Coleção particular - São Paulo - SP


Estes dias no site de leilões Mercado Livre me deparei com a peça abaixo, que imediatamente me lembrou o prato acima da Louças Cláudia. Fui na minha pasta de fotos, e pude perceber que são praticamente idênticos, com pequenas diferenças na borda exterior, e me parece que o acima tem menos definição dos detalhes em relevo.


fonte: site Mercado Livre

O interessante é que no anúncio leilão apresentam a peça em dois livros: "Artichauts et asperges" (página 66, foto 5) e "Marvelous Majolica An Easy Reference and Price guide" (página 125, foto6).


fonte: site Mercado Livre

É sempre interessante encontrar estes paralelos na produção brasileira e internacional. A Cerâmica Matarazzo produzia muitas pelas com licenciamento dos modelos e decorações de fábricas inglesas, em particular da fábrica Johnson Brothers, como os modelos "Roman" e "Sovereign", e as decorações de transfer nos padrões "Old Britain Castles", "Willow", "Mongolie", entre outros. Também foram feitas reproduções do padrão infantil "Bunnykins", da Royal Doulton, não apenas em louça para crianças, mas até mesmo em azulejos.

Porém, uma reprodução de um modelo francês é a primeira vez que eu encontro. Provavelmente há outros, mas até que se dê um golpe de sorte como este, jamais saberemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...