Google Translator - choose your language

10 de maio de 2014

Fábio Carvalho - Residência Artística ID POOL - Porcelana Vista Alegre

O artista Fábio Carvalho participou de outubro a dezembro de 2013 da residência artística ID POOL na Fábrica de Porcelana Vista Alegre. Esta foi a sua quarta residência artística naquele país, e a segunda na Vista Alegre, onde já havia participado em 2011 da residência “Projecto Artistas Contemporâneos”.

Durante a atual residência, além de desenvolver seu trabalho autoral, incorporando elementos e materiais da fábrica na minha pesquisa corrente de trabalho, como por exemplo a série “V.A.”, Fábio Carvalho produziu duas séries de imagens que serão incorporadas às peças da Porcelana Vista Alegre.

Nos desenhos da série “V.A.” foram usadas folhas de prova de impressão do setor de produção de decalques da Porcelana Vista Alegre, decalques estes que são usados na decoração das peças de porcelana. Estas folhas são usadas repetidas vezes de forma aleatória, e com a superposição das várias provas de impressão, vão sendo criados novos e intricados padrões. Em meio aos resultados das impressões, o artista redesenhou elementos do universo masculino obtidos de manuais de fisioculturismo antigos, desde a década de 1930 até a década de 1950.


V.A. (um bongo 3)
naquim e acrílica sobre serigrafia em papel de prova
de impressão para produção de decalque
2013 | 29,7 x 21 cm

Fábio Carvalho também criou peças originais para comercialização pela Porcelana Vista Alegre, peças estas que apresentam aspectos de seu vocabulário artístico pessoal. A decoração de porcelana foi o primeiro elemento do universo aceito como feminino que o artista usou em seus trabalhos da série Macho Toys, em contraposição aos estereótipos de masculinidade e virilidade.

Durante a residência na Porcelana Vista Alegre Fábio Carvalho procurou conciliar sua produção autoral com o imaginário tradicional da fábrica, para criar peças de intensa beleza, mas ainda assim manter a dialética da sua produção em arte.


Aplicação dos decalques criados pelo artista
em peças da Porcelana Vista Alegre

Ao invés de usar armas de fogo, soldados contemporâneos, entre outras imagens comumente encontradas em sua obra, Fábio fui buscar no passado remoto imagens de guerreiros e suas armas, uma vez que o uso de imagens antigas, de séculos passados, é uma prática recorrente na Porcelana Vista Alegre.



Como disse o artista "é curioso notar como pela distância no tempo estas imagens não são mais percebidas de forma geral como brutais e ameaçadoras, embora em essência o sejam, e destinavam-se a ser assim, mas muito pelo contrário, são vistas como imagens nostálgicas de um tempo de maior heroísmo e honradez que o atual".

Na residência artística Fábio Carvalho criou duas séries de trabalhos: Armi dell'Arte e Turnierbuch.


As imagens usadas no projeto Armi dell'Arte são xilogravuras que ilustram o livro “Opera Nova dell'Arte delle Armi”, de autoria do italiano Achille Marozzo (1484-1553), publicado em 1536 em Modena, e atualmente no acervo da Biblioteca Estadual da Baviera, Alemanha, que gentilmente deu permissão para o uso das imagens. Este livro é considerado uma das obras mais importantes sobre esgrima e os rituais dos duelos judiciais na Itália no século XVI, e atualmente o trabalho de Marozzo vem sendo estudado por vários grupos de Esgrima Histórica em diversos países.


Sobre as imagens dos lutadores de esgrima, o artista aplicou uma exagerada quantidade de padrões decorativos antigos do período vitoriano, principalmente florais, mas também insetos e aves, que eram comumente usados pelas mulheres em seus "scrapbooks", junto com fotos de família, cartões postais, etc.


Já as imagens usadas no projeto Turnierbuch são ilustrações pintadas à mão do livro “Turnierbuch - Kopie nach dem Original von Hans Burgkmair”, de autoria de Hans Burgkmair, publicado por volta de 1540, e criado como uma forma de propaganda em tributo aos triunfos do Imperador Maximiliano I. Este livro também se encontra no acervo da Biblioteca Estadual da Baviera, que igualmente deu permissão para o uso das imagens. A procissão imaginária retratada nas ilustrações representa as aspirações, realizações e interesses do Imperador. São apresentados os membros do corte: caçadores, funcionários judiciais, músicos, palhaços, mascarados e homens de que simbolizam os diferentes tipos de torneios.


Para o projeto, o artista selecionou algumas imagens de cavaleiros e soldados. Às imagens dos cavaleiros e soldados, aplicou ilustrações antigas (período vitoriano) de diversos pássaros. A ideia de usar os pássaros, segundo o artista, partiu do fato de já haver nas ilustrações um curioso uso de aves (entre outros símbolos) como elementos alegóricos.

6 comentários:

  1. Como eu gosto, como aliás já o sabes, desta apropriação que fizeste destes desenhos e da sua transformação. Absolutamente perfeita, a forma como os desenvolveste.
    Sei que não foi fácil este estágio, mas espero que tenhas muitos outros, se o resultado continuar por estes caminhos que vais trilhando.
    Estás de parabéns e bem merecidos
    Manel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssimo, querido Manel!
      abraços

      Excluir
  2. Fábio

    Gostei do teu trabalho. Uma ou outra das tuas peças seria capaz de as comprar numa loja, mesmo sem sabendo que eram tuas. Julgo que os motivos que concebeste sobrepostos a iluminuras antigas se adaptam bem a um certo gosto pelo pormenor e delicadeza que fazem parte da tradição da Vista Alegre.

    Um abraço do outro lado do Atlântico deste Reino Unido de Portugal, do Brasil e dos Algarves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Luis!
      Obrigado por seus elogios. Quero ver se vão produzir mesmo. Da última vez em que perguntei, por volta de abril, a resposta que tive foi que a fábrica está muito comprometida com um procedimento para JANEIRO/2015 e não sabem se terão tempo para deliberar sobre minhas peças.
      abraços!

      Excluir
  3. Maravilhoso trabalho!! Lindo, lindo, lindo! Parabéns!!
    um abraço,
    Ágatha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...