Google Translator - choose your language

cerâmica Luso-Brasileira do Instituto Portucale - II

Há dois anos e meio fiz uma postagem com peças do acervo do INSTITUTO PORTUCALE, que tem por objetivo preservar e exibir um grande acervo de Cerâmica Luso-Brasileira, em particular estatutária e ornamentos arquitetônicos em faiança de fábricas portuguesas, em sua maioria produzidas entre o final do século XVIII e início do XX por fábricas da cidade do Porto.

Se você não viu esta postagem anterior, e se interessa pelo assunto, recomendo visitar.

Hoje voltei ao site do Instituto, e como encontrei muitas fotos diferentes daquelas que apresentei na postagem anterior, resolvi fazer uma nova postagem complementar.


Todo o material desta postagem veio do site do Instituto Portucale. Divirtam-se!




























6 comentários:

  1. Fábio,
    Não sei como me passou despercebido o primeiro poste com as peças do Instituto Portucale, ou pelo menos não me lembro de o ter visto na altura. Mas agora fui admirar todas as peças, um acervo muito rico e interessante de ornamentos cerâmicos de fachada. Também fui ao site do Instituto pelo link que aqui deixou e adorei ver as peças antes e depois de restauradas. Devem ter uma boa equipa de restauro cerâmico!
    Muito obrigada por esta partilha de magníficas peças do séc. XIX, das nossas fábricas nortenhas à beira do Porto.
    Um abraço
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olã Maria Andrade!
      Eu fico feliz de ter em 2012 salvo e postado aquela quantidade enorme de fotos, pois pouco depois eles reformularam o site e as fotos foram retiradas, e atualmente há bem menos fotos. Esta nova postagem foi feita justamente por ter verificdo que novamente reformularam o site, e havia algumas fotos, especialmente de estatutária, que não havia em 2012, então achei por bem complementar a postagem anteiror, principalmente por causa das peças com marca.
      abraços!

      Excluir
  2. Olá Fábio, adorei o seu site e blog. Sou uma grande entusiasta de produtos antigos. Fiquei muito feliz quando a minha avó me presenteou com um jogo de café Porcelana Real que ela ganhou de casamento em novembro de 1959.

    Porém, percebi que ela ganhou o jogo com o bule errado, talvez a loja tenha trocado, ou pode ter vindo até de fábrica dessa forma.
    Gostaria de saber, se você teria ou conhece alguém que tenha o bule com a temática certa.

    Segue o link com uma foto do bule, açucareiro e leiteira.
    https://www.dropbox.com/sh/rkaliyce8m513bb/AABok36zVWV9dC7OvvpZMMYTa?dl=0

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline,
      Infelizmente não lido com comércio, e nos últimos anos sequer tenho frequentado bazares, feiras de usados e sites de leilão, mas creio que seriam os únicos lugares onde você poderia achar peças de reposição atualmente.
      boa sorte!

      Excluir
  3. Bom dia, Fabio, eu tenho 4 jogos de jantar que herdei e agora chegou o momento de vende-los e não tenho a menor ideia de valores. Eles não estão totalmente completos mas tem muitas peças. Voce poderia me dar uma noção de valor, no conjunto ou mais ou menos individuais. Pretendo vende-los na região de São Jose dos Campos para facilitar. Um jogo é de cebolinha steatita azul e branco (Porcelana Schmidt), outro é creampetal, Grindley, England, todo creme com uma guirlanda dourada nas bordas. Outro é vinho e branco, com uma cena de carroça, campetre, borda floral, Enoch Woods, Woods & Sons, England, com aquele carimbo de Manaus (que li a respeito no seu blog). O outro é vinho e branco, Woodland, Unicorn Tableware, também com o carimbo de Manaus. Gostaria de poder te mandar as fotos para facilitar. Adoraria se pudesse me dar uma noçao de como fazer o melhor.
    obrigada. Virginia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Virginia, tudo bom?

      Datação, identificação e avaliação de peças/jogos de louça e porcelana é um trabalho de consultoria que faço de forma profissional. Existe um custo para a realização deste trabalho, que corresponde à pesquisa, avaliação e datação das peças/jogos, e o envio de um relatório completo.
      Se você quiser saber mais sobre isso, por gentileza consulte:
      http://www.porcelanabrasil.com.br/avalia.htm
      Atenciosamente,
      Fábio Carvalho

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...