Google Translator - choose your language

Margarida Wollemann | MW


Margarida Wollemann, imigrante Húngara (Budapeste, 1901), chegou com seu marido Stephan em Curitiba no ano de 1930. Em 1943, quando Margarida e seu marido moravam no litoral do Paraná, já naturalizados brasileiros, ela foi contratada por uma senhora para que ensinasse sua filha a pintar pratos de madeira. Tempos mais tarde, já de volta à Curitiba, três das peças que ela havia pintado foram vendidas em um bazar beneficente, e começaram a chegar encomendas de novas peças. As encomendas cresceram, levando Margarida a abrir um atelier e a contratar auxiliares. Em seu auge, chegou a empregar 15 artesãs.

Inicialmente as peças decorativas eram executadas apenas em madeira, mas por causa de uma onda de imitações, Margarida passou a utilizar quase que exclusivamente louça, o que exige recursos materiais e conhecimentos técnicos mais sofisticados.

A produção da MW era inicialmente vendida apenas diretamente no atelier e em lojas de presentes de Curitiba, mas depois as encomendas passaram a chegar também de lojas em várias outras cidades brasileiras. A decoração mais característica deste atelier são os temas étnicos do leste europeu, de figuras humanas, santos, flores e animais simples e estilizados, de rico colorido, cercados por frisos ou xadrez.

Sabe-se que já no início dos anos 1980 o atelier estava fechado, mas não se conhece o
ano exato em que isso se deu. Mesmo assim, Margarida Wollemann continuou a pintar peças de madeira, louça e principalmente telas. Em 1998, aos 97 anos, faleceu Margarida Wollemann.

Um comentário:

  1. Uau, acabei de encontrar esta foto linda da Dona Margarida. Ela me pintou quando eu tinha uns dez ano, quando vivia em Curitiba. Meu pai era o Consul Geral da Alemanha lá mesmo. Tenho 61 ano agora, faz um tempão!!! Moro na Irlanda desde 21 anos. A tela ainda está comiga.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...