Google Translator - choose your language

Talha | Cerâmica Mauá

Recebi uma dica de um dos meus seguidores no Instagram (segue lá! @porcelanabrasil ), o André Gomes dos Santos, de Pirassununga, SP ( @andre.colecionador ), sobre uma talha da Cerâmica Mauá, com uma decoração muito elaborada, feita com pintura à mão livre, que não me parece muito característica daquela fábrica.


A peça faz parte de um leilão online do antiquário "O Velho que Vale" www.rachelnahon.com.br




Como você pode perceber na foto acima, próximo à marca há a inscrição "DEC. 39.", que fez o antiquário supor precipitadamente que significaria "dezembro 1939" (abaixo), mas vamos pensar um pouco. Embora a Cerâmica Mauá tenha adotado a marca da Locomotiva "Baronesa" em 1937, segundo as evidências que já pude coletar, o desenho visto na foto acima teria sido empregado muito mais tarde.

O desenho de marca empregado pelo final da década de 1930 era uma representação mais fiel da Locomotiva "Baronesa", como podemos ver na reprodução abaixo.


Além disso, por que no Brasil usariam "DEC." para dezembro? Mesmo se estivesse em italiano, origem de muitos dos fundadores e técnicos daquela fábrica, teria de estar grafado "DIC.", de "dicembre" (dezembro em italiano). 

Portanto, esta hipótese de que a peça é de 1939 é muito pouco provável. Acho mais possível que seja um código para a decoração usada na peça, "decoração n° 39", já que sabemos que era comum por esta época que as fábricas codificassem suas decorações por números, que em alguns casos era escrito à mão na base das peças decoradas, geralmente próximo à marca carimbada.

Uma outra questão interessante é se esta decoração seria de catálogo da Cerâmica Mauá, uma encomenda especial, ou mesmo, realizada por algum atelier externo, que comprava as peças brancas, fazia suas decorações, e as revendia. Isso já é assunto para outra discussão.



Quer saber mais? Identificação, Valor de mercado, datação? Contrate a Avaliação Porcelana Brasil!

4 comentários:

  1. Visivelmente, o DEC. foi acrescentado, posteriormente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acrescentando quando foi realizada a pintura decorativa.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Você estava certo Fábio, não é data é o código da decoração, mesmo. Tenho um potiche com decoração semelhante e o código Dec. 232.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...