Google Translator - choose your language

Ouro Branco: O Fascínio da Porcelana


livro de Lídia Pardini

Acostumado com os poucos livros e monografias sobre porcelana e faiança já publicados no Brasil, sempre um tanto sisudos (às vezes pernósticos) ou técnicos demais, foi uma grande surpresa ler o delicioso livro de Lídia Pardini.

Embora em momento algum deixe de lado a precisão e confiabilidade dos dados técnicos, datas, locais e nomes apresentados, esta história da descoberta da porcelana na Alemanha, e sua difusão pela Europa, tem um texto muito fluido e bem costurado, e parece que se está lendo um romance dos mais inventivos, tamanha a quantidade de intrigas, traições, conspirações, espionagem, Reis e Rainhas vaidosos, entre tantos aspectos que um grande romance sempre nos oferece.

As belas reproduções fotográficas de peças de porcelana européias antigas são de muito boa qualidade, e o livro ainda conta com um capítulo dedicado aos cuidados que uma coleção de porcelana merece, uma tabela com as datas de fundação e fechamento das principais manufaturas européias (senti falta da Vista Alegre, de Portugal) e um pequeno guia de marcas e datação de Meissem e Sèvres.

É um livro indispensável para qualquer amante do assunto, mesmo para quem, como eu, dedique-se apenas à louça brasileira, pois afinal a tecnologia de fabricação de louça que foi trazida para nosso país pelos pioneiros desta indústria, e que usamos ainda hoje, se originou quase que inteiramente das antigas manufaturas européias.

Quem quiser adquirir ou saber mais sobre o livro, pode entrar em contato com a autora pelo e-mail lidia.pardini@plugin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...