Google Translator - choose your language

Vista Alegre e Raul da Bernarda vivem dias difíceis

fonte: http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=18725
04-04-2008


Os trabalhadores da Vista Alegre – Atlantis, em Alcobaça, terminaram hoje, dia 4 de Abril, duas semanas de greve parcial contra o bloqueio à contratação colectiva por parte da associação patronal do sector vidreiro.

Numa acção de contestação que o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira garante ter envolvido 99 por cento dos trabalhadores da área de produção, na primeira semana os trabalhadores pararam durante uma hora em cada período de trabalho, por turnos, uma paralisação que aumentou para duas horas por período na semana que hoje termina.

No rol de queixas dos trabalhadores está também a ausência de actualizações salariais há quatro anos, pelo que reivindicam um aumento de 60 euros.

À semelhança do sector vidreiro, também a indústria cerâmica de Alcobaça conheceu já melhores dias. Fundada em 1875, e considerada uma das mais importantes empresas do concelho de Alcobaça, a Raul da Bernarda está neste momento a finalizar um plano de reestruturação interna que permita a sua continuidade. Para fazer face ao enfraquecimento do dólar e à dificuldade que a empresa tem tido em encontrar novos mercados, os despedimentos parecem ser inevitáveis, embora não se saiba para já quantos dos actuais 145 trabalhadores serão dispensados.

Em declarações ao semanário Região de Cister, o administrador João Pinto Marques garantiu que apesar dos tempos difíceis vividos actualemente, a empresa “tem planos para o futuro. Sabemos onde queremos ir e apenas aguardamos resposta dos parceiros para mantermos o plano”, acrescentou ainda.

5 comentários:

  1. Caro Fábio

    A situação económica é cada vez pior, como podes ver pelos jornais. Cada vez as pessoas pensam mais que talvez a União Europeia tenha sido um mau negócio para Portugal. Antes se havia crise, desvaloriza-se a moeda e as exportações cresciam e a indústria portuguesa prosperava. Agora é esta desgraça

    Abraços Lisboetas

    ResponderExcluir
  2. Olá Luis
    Esta matéria é muito antiga, de 2008. Não sei o que houve, que ela saltou para a data de hoje.
    A Vista Alegre já foi comprada pela Visabeira, e a Raul da Bernarda infelizmente já fechou.
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que tonto sou. Sabes, desde há uns 5 ou 6 anos, as notícias são sempre as mesmas, fábricas que fecham umas atrás das outras.
    ,
    A Raul da Bernarda tinha um museu pequeno mas bem organizado. Espero que ainda exista, pois desde que me divorciei não voltei a Alcobaça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros,
      de facto a Raul da Bernarda fechou em 2008.
      O Museu, inaugurado em 2000 ainda com a fábrica em laboração, foi entretanto adquirido pela Câmara Municipal de Alcobaça e encontra-se aberto ao público.
      Saudações,
      CMP*

      Excluir
    2. Ótima notícia!
      Ao menos o museu permanece. E pensar que por tão pouco não visitei Alcobaça ano passado. Mas nunca dá para fazer tudo o que programamos em uma viagem. Mas tenho certeza que ainda o farei, senão neste ano, em 2013.
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...