Google Translator - choose your language

compras recentes - agosto 2008

Ontem o tempo estava péssimo, frio e chovendo um pouco, mas eu fui mesmo assim à feira da praça XV pois além de já não ter ido na semana passada, pois houve um dilúvio, eu havia combinado de encontrar com um vendedor, que no final das contas, não foi.

Menos mal que achei algumas coisas interessantes para comprar.

Encontrei 2 legumeiras da Matarazzo, do mesmo modelo e época:

primeiro esta com estes decalques (provavelmente) japoneses, que a Matarazzo usou muito em suas decorações:




e pouco depois mais esta:




o curioso nestas peças é a marca, impressa em marrom. Esta cor nos carimbos não é muito comum, pelo contrário, é bastante incomum.

Além da cor diferente, o DESENHO da marca é diferente das que são mais comumente encontradas, geralmente carimbadas em verde ou verde bem escuro.

Isto inclusive é assunto de um estudo que estou fazendo, mas tenho razões para achar que esta marca marrom, com desenho diferenciado seja a mais antiga, ou uma das mais antigas da fábrica de São Caetano. Eu tenho uma peça que é com quase certeza do início dos anos 1940 (há peças iguais em uma foto de catálogo desta época), e ela apresenta este carimbo, e em marrom.


Entre as duas legumeiras eu encontrei a peça abaixo. Eu TENHO HORROR a cinzeiros, me embrulham o estômago, mas eu não poderia deixar escapar este! Um souvenir da própria fábrica!




Para terminar, uma sopeira grande, da NADIR, que comprei recentemente no Mercado Livre, muito bonita:

4 comentários:

  1. peças lindas, amigo fábio.
    qual a diferença entre legumeira e sopeira, eu imaginei que fossem sopeiras devido à tampa.
    sucesso. abraços,
    luiz mott

    ResponderExcluir
  2. A primeira diferença mais evidente é o volume que a peça comporta. As sopeiras geralmente comportam 2 litros; tem sopeira ainda maior que isso. As legumeiras menos, por volta de 1 2/2 litro.

    Não é regra, mas é comum sopeiras terem furos na tampa para deixar passar o cabo da concha; especificamente no caso da Matarazzo, todos os seus modelos de louça tem na sopeira este furo.

    Outra coisa comum em sopeira é o pé da peça ser alto, para separar mais o calor da sopa da mesa. Mas nem sempre é assim! Vários modelos de sopeira da Cerâmica Porto Ferreira tem a base colada à mesa, sem qualquer tipo de pé mais alto.

    Uma outra coisa que sopeira pode apresentar é o fundo curvo para cima, mais uma vez para separar o calor da sopa da mesa.

    Enfim, é mais fácil dizer quando você tem as duas peças de um mesmo modelo, pois aí é só ver qual é o maior, e qual o menor.

    abraços!
    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/9/08 08:22

    Bonitas as sopeiras Matarazzo!! Vou começar a verificar se alguma das
    marcas das minhas peças possuem a coloração da marca igual a destas
    sopeiras!!


    Um abração,
    Washington

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/9/08 20:20

    Parabéns pelas compras!
    Aqui tudo muito igual e sem muitas novidades.
    Outro dia comprei um jogo de pratos Matarazzo (meia dúzia de raso e sopa + duas travessas para um jantarzinho informal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...