No dia 25 de junho passado fiz um programa que foi de grande importância para minha pesquisa: uma visita à fábrica da Porcelana Schmidt - unidade Mauá.
Fábrica Porcelana Schmidt em 2009 foto: Dep. Design Porcelana Schmidt |
Fábrica da Porcelana Schmidt em Mauá na década de 1940, quando ainda se chamava Porcelana Real. |
Já há alguns meses que tenho sido bastante ajudado pela Porcelana Schmidt em minha pesquisa sobre as fábricas Real, Schmidt e Steatita, através do jovem Victor Schmidt, representante da nova geração da família, que faz parte da história da louça de mesa no Brasil desde 1929, quando Fritz Erwin Schmidt foi para a Alemanha estudar para se tornar ceramista, que desde a sua volta, em 1933, esteve à frente da fundação e/ou desenvolvimento e administração de diversas fábricas de louça brasileiras: Staudacher, Schmidt & Cia - Cerâmica Kaolinite; Porcelana Mauá; Porcelana Real; Porcelana Schmidt; Polovi.
página de catálogo da Schmidt, déc. 1960 |
Victor Schmidt já havia me enviado vários exemplos do material histórico que ele está reunido do acervo das 3 unidades da fábrica, como algumas páginas de catálogos da Real, algumas páginas de um álbum de decalques usados pela Real, propagandas, etc. Porém, devido ao volume deste material (para se ter uma idéia, apenas um dos catálogos da Real possui mais de 100 páginas!), seria impossível esperar que ele pudesse me enviar TODO o material.
página de um antigo álbum de decalques usados pela Real |
Então, finalmente fui à unidade Mauá da Porcelana Schmidt, e além de trazer de volta comigo mais de 750 imagens, de diversos catálogos e materiais similares, tive ainda o imenso prazer de passar um dia inteiro conhecendo a fábrica e seus funcionários, sempre tendo como guia do "tour" o jovem Victor Schmidt, muito simpático, atencioso, e bem informado sobre a história e os processos de produção da Schmidt.
página de catálogo da Steatita, déc. 1970 |
Logo ao chegar, conheci o pequeno e simpático museu da fábrica, com peças principalmente da Porcelana Real, que lá funcionava até 1993, quando as três marcas foram unificadas no nome SCHMIDT.
algumas peças do museu da Schmidt |
Em seguida ao museu, conheci o ENORME e muito bem montado show-room da empresa. Impossível ficar indiferente a TANTA porcelana em exposição num mesmo local! Quem me dera um espaço destes, amplo, bem aparelhado e bem iluminado para poder exibir a minha coleção particular!!!
vários aspectos o show-room da Schmidt |
Tenho certeza que muitos negócios são fechados ali, justamente pela beleza da apresentação dos jogos e peças avulsas, em mesas e arranjos sempre muito sugestivos do potencial ornamental e funcional de cada jogo/peça.
Daí foi a vez de dar um "giro" pela fábrica, que em Mauá se ocupa da decoração, embalagem, distribuição e exportação da produção.
Setor onde se organiza a louça branca, que vem da unidade Campo Largo, para ser decorada e depois encaminhada para embalagem. |
Setor de impressão de decalques; em destaque, a imensa impressora automática de decalques através de serigrafia. |
Setor de aplicação de decalques. |
Por fim, deixo aqui meu agradecimento à Porcelana Schmidt, e em particular à Victor Schmidt, um cara muito bacana e generoso, que me permitiu ter acesso a um valioso material documental, sem o qual a minha pesquisa perderia muito do brilho e densidade que poderá agora contar nos capítulos sobre as marcas Schmidt, Real e Steatita.
Fiquei exultante quando soube de sua viagem. Que aventura maravilhosa!!!
ResponderExcluire um patrimmonio historico.. coisa linda ..
ResponderExcluirComo você é apaixonado por cerâmica Branca! gostaria de saber a sua opinião a respeito da área de atuação de um desing de superficie ou até de desenvolvimento de peças para louça de mesa, gostaria de saber se á campo de atuação e facilidade de entrar neste mercado?
ResponderExcluirObrigada
Fernanda Silva
Olá Fernanda,
ResponderExcluirNão tenho nenhuma preferência por louça branca. Na verdade gosto mais das decoradas.
Quanto a atuação de um designer em projetos de louça de mesa, infelizmente não tenho como contribuir, pois não é minha área de atuação. Acho que seria interessante você procurar alguém que já atue em alguma fábrica fazendo isso.
Boa sorte e sucesso!
Fábio
Bom dia Fabio, assim como vc sou admiradora de porcelanas de bom gosto com otimo acabamento e que traga prazer ao servir um simples almoço , como um belo café da tarde. Gosto tbem das mais decoradas com requinte de detalhes. Ótima matéria.
ResponderExcluirBeijinhos
Cacilda, Mauá
boa tarde gostaria muito de valores de pratos rasos de porcelana branca pra restaurante buffet. preciso de grande quantidade, por isso gostaria de comprar direto da fabrica. grato clayton
ResponderExcluirCaros,
ExcluirHouve um engano de vocês; isto aqui não é um site comercial.
abraços
Olá, gostaria de realizar uma compra para os salões de festa do condomínio onde moro. Quero comprar direto da fábrica pois temos CNPJ e queremos bons preços. Como faço para ver o catálogo de modelos de louça.
ResponderExcluirObrigado.
Caro,
ExcluirHouve um engano da sua parte; isto aqui não é um site comercial.
abraços
Ola fabio
ResponderExcluirMuito interessante seu blog.
Me desculpe, mas meu português não é tão bom quanto eu gostaria que fosse.
De sua experiência, eu queria perguntar se você pode me ajudar a saber a data de origem desta linda xícara de chá da empresa brasileira Schimdt.
https://docs.google.com/document/d/1KSnc7VKCRKwtXvT901D4WbAbNm1OpqliztudI6eoH34/edit
Eu coleciono xícaras de chá e pelo selo eu não posso saber a hora em que a xícara se originou.
Eu apreciaria sua ajuda
os melhores cumprimentos
Mara
Olá Mara! Tudo bom?
ExcluirO desenho da marca Schmidt como aparece em sua xícara foi usado entre 1980 e 1993.
O nome comercial "Voyage" foi registrado pela Schmidt em 24/11/1989.
Portanto, acho que o melhor que pode-se dizer é que provavelmente é uma peça do início dos anos 1990, no máximo 1993.
abraços!
A história e feita de esfoço e criatividade, admiro o trabalho que conta os momentos, nos lugares, na casa daqueles que os produtos e suas variadas formas e cores se faz presesnte.
ResponderExcluirOlá ! Parabens pelo trabalho! Estou precisando de ajuda, sobre usar porcelana real brasil no microondas. Tenho um aparelho de jantar que ganhei em 77 todo pintado em bordô, estilo inglês, mas nao sou segura de usá-las, hoje, no microondas. Você pode me ajudar? Ou dizer aonde posso encontrar a resposta ?
ResponderExcluirTenho um aparelho de jantar de que ganhei em 1986 da marca Real, poderia me dizer por quanto posso vender?
ResponderExcluirOlá! Ganhei de presente de casamento um aparelho de jantar em 1991 branca com flores suave, algumas peças as flores mudaram totalmente quase danificadas, tenha alguém da empresa que possa trocar essas peças da Schmidt pois sempre tive um conceito que eram peças que durariam para o resto da vida, minha mãe tem peças que tem mais de cinquenta anos. Decepcionada! E-mail rose.gbi2012@gmail.com
ResponderExcluir