Google Translator - choose your language

A majestade das sopeiras - CERÂMICA CARLOS GOMES

Desta vez há apenas uma foto nesta postagem, e talvez muitos achem a sopeira abaixo deveras feinha (eu não concordaria! acho a peça muito bonita! uma sopeira de paredes caneladas, a única que vi assim até hoje!), mas ela merece este post por ser uma peça fabricada no final da década de 1930, por um dos maiores pioneiros da indústria de porcelana no Brasil: Francisco Pozzani.

Cerâmica Carlos Gomes foi o primeiro nome da fábrica de Francisco Pozzani, tempos depois rebatizada como "Porcelana Pozzani" (Ind. Francisco Pozzani S/A). Esta fábrica existe até hoje, porém não mais com o grupo fundador, e atravessa uma severa reestruturação operacional e financeira, depois de ter aberto concordata em 2007.

Por volta da época em que esta robusta e pesada sopeira foi fabricada, fábricas de porcelana doméstica era algo praticamente inexistente em nosso país.

Então, aqui está a anciã de respeito!

6 comentários:

  1. feinha? é muito linda!

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu não a acho feia, e bem queria tê-la, face sua importância histórica!
    Obrigado pela visita!
    abraços,
    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Que bonita!!!
    Besos. Aida.

    ResponderExcluir
  4. Ivete Ferreira5/1/11 09:50

    Olá Fábio

    Por cá chamamos-lhes terrinas. Também as há bonitas, mas com decorações diferentes e, talvez, um pouco mais ingénuas.Vou enviar-lhe algumas fotos e gostaria de saber a sua opinião.
    Cumprimentos
    Ivete

    ResponderExcluir
  5. Prezado Fábio: concordo comvc. Eu gostaria muito de ter, pelo menos, uma delas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...