nova (antiga) xícara Renner, que eu tive a sorte de conseguir comprar em um site de leilões. Em quase 6 anos de pesquisa, esta foi a primeira vez que encontrei xícaras da Renner com esta marca dos primeiros anos da fábrica, quando ainda não havia sido criada uma marca exclusiva para as porcelanas (ainda usavam a marca geral do grupo, que começou suas atividades fabricando tecidos, e depois passou a fabricar também tintas e outros artigos, além das porcelanas).
Não à toa encontrei estas peças sendo oferecidas no site de leilões por uma vendedora de Porto Alegre, cidade onde a fábrica funcionava. Acredito que neste período inicial a produção não era elevado, e as peças não eram "exportadas" para outros estados do Brasil.
As xícaras são grossas e pesadas, e com algumas imperfeições no modelado, mas curiosamente apresentam um"pé" afunilado, com elegantes estrias horizontais.
Em janeiro deste mesmo ano eu encontrei um caneção de vinho também com esta marca dos primeiros anos. Este pode ser visto aqui: http://porcelanabrasil.blogspot.com/2011/01/caneco-de-vinho-porcelana-renner-sa.html
xícara de chá
Porcelana Renner
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
porcelana
decoração com decalque e filetes em ouro
déc. 1940 (1946+)
coleção Porcelana Brasil
xícara de chá - Porcelana Renner
palavras-chave: Renner
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Fábio
ResponderExcluirParabéns pela compra. A chávena é uma elegância,e a decoração muito bonita.
Abraços
Maria Paula
Hola Fabio
ResponderExcluirTe encuentro en el blog de María y vengo de nuevo a visitarte
Contemplar tus porcelanas es siempre un placer
Olá Maria Paula,
ResponderExcluirObrigado por sua visita e seu comentário!
abraços
Lovely teacup, Fabio! Very pretty bouquets. Thanks for sharing.
ResponderExcluirBlessings,
Sandi
Olá Fábio,
ResponderExcluirGostei muito desta chávena logo que a vi, achei o bouquet de flores muito bonito e todo o modelo muito elegante, mas na altura, por qualquer motivo, não estava com tempo para deixar comentário.
Estes modelos com nervuras, influência Arte Déco, também foram usados em Portugal, pelo menos pela Vista Alegre e pela Sociedade de Porcelanas de Coimbra, marca S P Coimbra, que nos anos 40 passou a fazer parte do grupo Vista Alegre.
Mesmo esse tipo de asa foi por cá usado nessa época.
É assim, as modas sempre passaram para lá e para cá através do Atlântico...
Abraços