Google Translator - choose your language

prato de sobremesa - Cerâmica Miranda Coelho

"cebolinha azul" em estanhola

prato de sobremesa
Cerâmica Miranda Coelho
Mauá - São Paulo
louça de pó de pedra
18,7 (d) cm
decoração por estanhola e filetes em ouro
1954/1964
coleção site Porcelana Brasil

É muito pouco comum se encontrar peças desta fábrica usando ouro nos filetes, ou de qualquer outra forma. Mais curiosa ainda é a combinação do ouro, material caro à época, mais usado pelas fábricas de porcelana fina, com uma decoração feita com estanhola.
Mas talvez a explicação do uso do ouro esteja no motivo decorativo, que foi copiado e simplificado do "cebolinha azul" (blue onion; zwiebelmuster), padrão visto normalmente em louças mais luxuosas, criado em Meissen no século XVIII.

detalhe da decoração

Outra curiosidade: o azul empregado neste prato é de acentuado esverdeado, bem diferente do azul cobalto característico do "cebolinha azul".

A decoração "cebolinha azul" é ainda em nossos dias fabricada com grande sucesso aqui no Brasil pela Porcelana Schmidt. A razão do sucesso, segundo me contou um diretor da fábrica anos atrás, é o grande contigente de descendentes dos imigrantes alemães, que residem em sua grande maioria no sul do país, que vêem nesta decoração uma ligação com seu passado.

"cebolinha azul" da Porcelana Schmidt

10 comentários:

  1. Caro Fábio, Não deixo de me surpreender com a doçura de alguns termos do portugês do Brasil.
    Em Portugal esta decoração é conhecida por Margão, o nome de uma cidade que julgo pertencia ao antigo território da Índia portuguesa. Mas se traduzissemos o nome alemão "Zwiebelmuster" ou o inglês "blue onion" ficaria "padrão cebola" ou "cebola azul", o que não seria lá muito bonito...
    Agora "cebolinha azul" já faz toda a diferença!
    As peças Schmidt são lindas!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria, tudo bom?
    Temos mania por diminutivo aqui no Brasil, para tudo que é afeto, não apenas para as louças.
    O Willow ou Salgueiro virou "azul pombinho".
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Como está Fábio?
    A peça é lindíssima, e ainda por cima traz-me à memória várias recordações!
    Esta decoração trouxe-me à lembrança os bordados que inundavam uma blusa da minha mãe, adquirida, creio, na Ilha de Moçambique, e que, recordo, lhe ficava muito bem; bordados em azul sobre um linho branco amarelado.
    Esta blusa deveria ter sido fabricada mais ou menos aquando esta sua peça.
    "As lembranças (que as houve) em torno de uma blusa"! Daria uma novela interessante (risos com prazer)!
    O que as peças possuem de interessante, entre muitas outras qualidades, é de nos trazerem ao consciente coisas que se correria o risco de enterrar na nossa mente para o resto da vida.
    E, como já referiu a Maria Andrade, Margão foi efectivamente uma das cidades da Índia portuguesa, no distrito de Goa, a segunda mais importante e muito concorrida!
    Uma boa semana
    Manel

    ResponderExcluir
  4. Olá Manel,
    Que ótimo que este post tenha lhe trazido tão boas lembranças!
    abraços
    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Na sequência do post da Maria Andrade, a Vista Alegre fabrica ainda o padrão Margão, como se pode ver no catálogo on line da fábrica. http://www.vistaalegreatlantis.com/product.aspx/Mesa/Porcelana/Cl%C3%A1ssico/Marg%C3%A3o/

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito o "azul cebolinha" da V.A.! Quantos formatos diferentes e atraentes!!
    abraços

    ResponderExcluir
  7. boa tarde como adquirir 2 pratos de sobremesa cebolinha azul,prato com 19 de diamentro,e muito importante pra mim lasquei dois da minha patroa e tenho que repor com urgencia ela esta me cobrando muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso lhe ajudar, pois meu site não é um site comercial, mas sim o resultado de uma pesquisa sobre a história da porcelana e faiança no Brasil.

      Não sou fabricante nem comerciante de porcelana, nem tenho ligação ou contatos com nenhuma das fábricas e marcas apresentadas em meu site, ou com qualquer outra indústria cerâmica.

      Todas as peças apresentadas em meu site são peças antigas, peças de coleção, e fora de linha. E nada em meu site está à venda.

      Atenciosamente,
      Fábio Carvalho

      Excluir
  8. Olá Fábio, realmente quando vi o padrão lembrei-me dos bordados, erradamente dos de Castelo Branco, mas mais uma vez se vê que o textil e a cerâmica andaram e andam de braço dado, pois ainda hoje é o textil que dita a moda à cerâmica. Quanto ao azul esverdear, a peça deve ter sido pintado com tinta à base de óxido de cobalto, que é instável, podendo haver reacções diferentes em diversas peças ou até na mesma peça, dando origem a diferenças de cor e de tonalidade. Obrigado pela partilha, realmente as peças podem-nos contar estórias e fazerem parte da história. Abraço jsaraiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge,
      Eu que lhe agradeço as palavras, e as informações técnicas compartilhadas conosco aqui.
      abraçcos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...