bule com aquecedor
Porbras S/A Ind. e Com. de Cerâmica e Louças
Guarulhos - SP
? déc. 1960/1991
pintura à mão livre
fonte: site Mercado Livre
bule com aquecedor - Porbrás
palavras-chave: Porbrás
Assinar:
Postar comentários (Atom)
bule com aquecedor
Porbras S/A Ind. e Com. de Cerâmica e Louças
Guarulhos - SP
? déc. 1960/1991
pintura à mão livre
fonte: site Mercado Livre
palavras-chave: Porbrás
Uma peça muito curiosa apenas já tinha visto em porcela e faiança estrangeiras
ResponderExcluirPois é Ricardo, eu também só tinha visto até hoje este tipo de peça fabricada no exterior, principalmente Vista Alegre. Por isso fiz o post, achei bem curioso. A pintura não é de fábrica, isso é claro, mas vale pelo modelo.
ResponderExcluirabraços
Olá Fábio,
ResponderExcluirAcho esta peça lindíssima e só não sei como o Fábio lhe resistiu e não a adicionou à sua coleção.
Toda a decoração é muito fresca, muito primaveril- é primavera aí agora, não? - e não sei como consegue ver que a pintura não é de fábrica.
Mas quem sabe, sabe!
Um abraço
Olá Maria Andrade,
ResponderExcluirA peça está bem em conta no site de leilão (a não ser que dispare o preço no final), por volta de 25 euros. Eu só mão compro mesmo pois a pintura é de decorador amador.
É possível dizer pois a pintura é um tanto opaca, e esta fábrica não fazia, até onde eu sei, pintura à mão livre, a não ser por pequenos detalhes, como filetes. A decoração sempre era com decalques, geralmente bem sem graça, com poucas exceções.
O modelo me surpreendeu, de verdade. Cheguei até em pensar em comprar, e remover toda a decoração, mas seria maldade! Melhor deixar para quem apreciar a pintura.
abraços!
É verdade Fábio, a peça é bem interessante.
ResponderExcluirTal como a Maria Andrade, ao ver as fotos não consigo perceber a partir delas que a pintura não é de fábrica, mas o teu olho deve ser clínico, e nisso não posso competir, pois cada vez vejo menos bem ... a idade não perdoa :-)
Conto com a tua presença muito em breve :-)
Até lá
Manel
Olá Manel,
ResponderExcluirComo expliquei acima, a melhor dica para saber que não é uma pintura de fábrica, é o fato desta fábrica nunca ter feito (ao menos jamais observei, em mais de 6 anos de pesquisa) uma decoração deste tipo. As decorações sempre foram muito pobres, com poucas excessões, e com decalques, jamais pintura à mão livre, como é o caso acima.
Por outro lado, esta fábrica vendia muita louça branca para pintores amadores, o que foi uma febre entre os anos 1950 e 1960 aqui no Brasil.
Quanto à Portugal, em algumas horas estou indo para o aeroporto, estou num misto de excitado e nervoso. Sempre fico assim em véspera de viagem.
abraços!