Google Translator - choose your language

e mais um - rua dos Inválidos

Já está até parecendo piada! Tive que procurar um outro endereço no Google Street View, e...







Rua dos Inválidos, 19 e 21, Centro do Rio de Janeiro, próximo à Praça da República.

É uma pena que a imagem dos pisos superiores no Google Street View não seja boa, pois me parece que o segundo andar é comporto por azulejos azul e branco ao centro, de um padrão diferente do pavimento térreo, ladeado por azulejos de relevo policromados nos módulos laterais do prédio.




Uma combinação que, se confirmada, me parece única, eu não vi nada igual nem mesmo em Portugal, onde os prédios costumam usar apenas um único padrão por toda a fachada.



Queria poder ver o ano de construção deste prédio, mas isto terá de ficar para quando eu puder dar um pulo até (mais) este local, para poder fotografar por minha conta.

2 comentários:

  1. Tem razão, Fábio, ao olharmos para estas casas e para estas ruas, parece que estamos numa cidade portuguesa; esta rua com as lojas e os carros assim estacionados faz-me lembrar até cidadezinhas bem próximas de mim...
    E a descoberta continua...
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Andrade!
      Pois é, estes prédios das últimas décadas do séc. XIX são muito "lusitanos". Mas, afinal, eram construídos por portugueses! :-)
      É uma pena que quase nada mais antigo restou na cidade. Exceto pelas igrejas, quase não há mais casaria sequer da primeira metade do séc. XIX, que dirá século XVIII ou anterior. Menos mal que, em se tratando de azulejos, isso foi "quente" (em fachadas) por aqui exatamente no século XIX. E temos os painéis mais antigos nas ingrejas.
      bjs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...