foto: Leonardo Martins - http://www.flickr.com/photos/leonardomartins/7573530050/ |
Mais uma vez, navegando na internet, acabei me deparando com surpresa e felicidade com um painel publicitário em azulejos, entre a região da Central do Brasil e a região Portuária do Rio de Janeiro. A surpresa foi ainda maior do que encontrar casario revestido por azulejos antigos pois é a primeira vez que encontro este tipo de pianel publicitário aqui no Rio de Janeiro.
O painel é do CAFÉ AMAZONAS, da empresa Rodrigues Teixeira & Filhos, empresa fundada em 1880. Ele se encontra na rua Alexandre Makenzie n° 109.
Aparentemente, esta seria a fábrica do café, ao menos foi o que eu encontrei em um blog. O endereço comercial da empresa era na rua da Assembléia n° 6, onde certamente, mesmo no século XIX, não haveria uma torrefação. Faz mais sentido mesmo a torrefação se localizar onde está o painel. Mas não podemos descartar a hipótese de ser apenas um painel publicitário instalado em um imóvel que não necessariamente seria a própria fábrica do café.
Infelizmente, não sei de quando seria o painel, muito menos quem o teria executado, mas a julgar pelas pinhas de faiança nas lateriais do frontão do prédio, acredito que seja razoavelmente antigo. O prédio em si onde está o painel é bastante simplório, diria mesmo que bem feinho, mas não sei o quanto ele pode ter sido desfigurado ao longo do tempo, já que está em uma das áreas mais abandonadas e degradadas da cidade. Talvez, no passado, o imóvel tivesse gradil de ferro fundido em seus balcões, como os seus vizinhos, e quase todos na mesma rua, e não estes cobogós (elementos vazados de terracota, veja aqui), que são típicos dos anos 1950.
imagem: Google Street View |
Tentei encontrar anúncios desta marca de café em jormais antigos, mas só encontrei anúncio de um estabelecimento comercial (Café Odeon) cujo café servido era da marca Amazonas.
Cine Odeon no ano de sua inauguração (1926) |
Cine Odeon em nossos dias |
foto: site Porto Maravilha - http://portomaravilha.com.br/web/fotos/senador_pompeu.aspx |
Depois que até já tinha encerrado e publicado este post, insisti um pouco mais, e consegui achar uma renovação da marca em 1934, agora já com o cliché da mesma, e assim podemos ver que a marca descrita desde 1895 apresenta desenho quase idêntico ao do painel acima:
Acredito que esta "versão" acima da marca, de 1934, em comparação ao que vemos no painel, já tenha passado em algum momento por uma releitura art decó na tipografia usada na marca. Isto me faz suspeitar que o painel seria muito anterior ao registro acima, pois ele apresenta aspectos mais ligados ao movimento art nouveau.
foto: Leonardo Martins - http://www.flickr.com/photos/leonardomartins/7573530050/ |
Essa foto do Café Amazonas está espetacular, pena que não conseguimos achar o mesmo ângulo.
ResponderExcluirTenho quase certeza que a pessoa o fotografou daquele prédio de 4 andares quase em frente ao painel, na rua de trás.
Excluirabraços!!
Neste endereço da Rua Alexandre Mackenzie havia, sim, uma torrefação. Na minha infância e adolescência, nas décadas de 1960/1970, meu pai tinha uma loja comercial praticamente ao lado desta construção e podia-se sentir o cheiro de torrefação de café durante todo o dia. Desconheço o destino desta marca de café ou do negócio e seus proprietários.
ResponderExcluirCaro Alberto,
ExcluirMuito obrigado por esta informação!
abraços
Fábio, hoje eu estive nesta região, e me deparei com este painel e fiquei maravilhado.Fui pesquisar na internet e vi que ainda tem gente tbm de bom gosto e que ainda fazem pesquisas tbm sobre estas joias que a cidade do Rio esconde e que são muito pouco divulgados. Parabéns e espero ver mais coisas legais por aqui, já esta no meu favorito. um abraço.
ExcluirObrigado! Eu adoro este painel, e tenho muito receio por sua integridade, pois está numa região com potencial de renovação e crescimento, por conta da valorização da região portuária.
Excluirabraços
Essa empresa Café Amazonas, era do meu avô paterno José Rodrigues Teixeira Júnior e seu irmão Antônio Rodrigues Teixeira, no qual tinha a torrefação na Rua Alexandre Mackenzie e venda por atacado, e tinha o Café no varejo na Rua da Assembleia. Em 1942 meu avó José Rodrigues Teixeira Jr faleceu, e não soube se seu irmão continuou! mas o imóvel da Rua Alexandre Mackenzie ficou para minha avó ( viúva do José Rodrigues Teixeira Jr ), que veio a falecer em 2000. Então esse imóvel ficou de herança para meus irmãos e uma prima, no qual acabamos vendendo em 2009.
ResponderExcluirEssa empresa Café Amazonas, era do meu avô paterno José Rodrigues Teixeira Júnior e seu irmão Antônio Rodrigues Teixeira, no qual tinha a torrefação na Rua Alexandre Mackenzie e venda por atacado, e tinha o Café no varejo na Rua da Assembleia. Em 1942 meu avó José Rodrigues Teixeira Jr faleceu, e não soube se seu irmão continuou! mas o imóvel da Rua Alexandre Mackenzie ficou para minha avó ( viúva do José Rodrigues Teixeira Jr ), que veio a falecer em 2000. Então esse imóvel ficou de herança para meus irmãos e uma prima, no qual acabamos vendendo em 2009.
ResponderExcluir11/10/21 17:05