Infelizmente, mais uma vez me deparo em um site de leilões muito popular com um anúncio que vende uma peça brasileira como se fosse importada. E isso mesmo depois d'eu avisar ao vendedor sobre o equívoco. Desta vez é uma peça Matarazzo com a marca fantasia "Dresden".

Não saber que a Cerâmica Matarazzo teve ao menos 6 marcas fantasia com nome de cidades estrangeiras é aceitável; poucos sabem disso, mas ser avisado, e simplesmente decidir ignorar, e continuar vendendo uma peça "Dresden" da Matarazzo como sendo ALEMÃ, aí já nos leva a pensar que algo não está muito certo... Em tempo: jamais vi uma peça alemã que tivesse uma marca gravada, que também não tivesse GERMANY impresso. Há peças que há apenas GERMANY, e mais nada.
(saiba mais sobre as marcas fantasia da Matarazzo clicando aqui)
Se antiquaristas de "respeito" cometem este "erro", imagina vendedores de sites de leilão, que são geralmente pessoas sem o menor conhecimento sobre o assunto, querendo uma renda extra. Ok, perfeitamente compreensível e correto querer vender seus artigos, e ganhar seu dinheiro, mas o que me perturba é a INSISTÊNCIA EM VENDER ERRADO, APENAS PARA GANHAR ALGUNS REAIS À MAIS, às custas de um comprador ingênuo.
E neste caso específico, este vendedor já teve VÁRIOS produtos nacionais sendo vendidos como importados; incontáveis peças de lojas de R$ 1,99, novinhas, sendo vendidas como "antiguidades raras"; diversas peças "pintadas à mão" que são notoriamente decoradas com decalques. Não estou dizendo nada que não pode ser confirmado simplesmente analisando-se sua lista de artigos à venda.

jogo de sobremesa semelhante ao anunciado no site de leilões, porém com a marca fantasia "Dresden" combinada à marca "Matarazzo (IRFM)/S. PAULO"

prato semelhante ao anunciado no site de leilões, porém com a marca "Matarazzo (IRFM)/S. PAULO"
veja mais jogos "Dresden" da Matarazzo: http://www.porcelanabrasil.com.br/p-irfm-sp-sobr.htm
Realmente é um absurdo!! Uma falta de vergonha na cara sem tamanho. É ROUBO!!!
ResponderExcluir