Google Translator - choose your language

Dresden ou... São Paulo?

Infelizmente, mais uma vez me deparo em um site de leilões muito popular com um anúncio que vende uma peça brasileira como se fosse importada. E isso mesmo depois d'eu avisar ao vendedor sobre o equívoco. Desta vez é uma peça Matarazzo com a marca fantasia "Dresden".

Não saber que a Cerâmica Matarazzo teve ao menos 6 marcas fantasia com nome de cidades estrangeiras é aceitável; poucos sabem disso, mas ser avisado, e simplesmente decidir ignorar, e continuar vendendo uma peça "Dresden" da Matarazzo como sendo ALEMÃ, aí já nos leva a pensar que algo não está muito certo... Em tempo: jamais vi uma peça alemã que tivesse uma marca gravada, que também não tivesse GERMANY impresso. Há peças que há apenas GERMANY, e mais nada.

(saiba mais sobre as marcas fantasia da Matarazzo clicando aqui)

Se antiquaristas de "respeito" cometem este "erro", imagina vendedores de sites de leilão, que são geralmente pessoas sem o menor conhecimento sobre o assunto, querendo uma renda extra. Ok, perfeitamente compreensível e correto querer vender seus artigos, e ganhar seu dinheiro, mas o que me perturba é a INSISTÊNCIA EM VENDER ERRADO, APENAS PARA GANHAR ALGUNS REAIS À MAIS, às custas de um comprador ingênuo.

E neste caso específico, este vendedor já teve VÁRIOS produtos nacionais sendo vendidos como importados; incontáveis peças de lojas de R$ 1,99, novinhas, sendo vendidas como "antiguidades raras"; diversas peças "pintadas à mão" que são notoriamente decoradas com decalques. Não estou dizendo nada que não pode ser confirmado simplesmente analisando-se sua lista de artigos à venda.

jogo de sobremesa semelhante ao anunciado no site de leilões, porém com a marca fantasia "Dresden" combinada à marca "Matarazzo (IRFM)/S. PAULO"


prato semelhante ao anunciado no site de leilões, porém com a marca "Matarazzo (IRFM)/S. PAULO"
veja mais jogos "Dresden" da Matarazzo: http://www.porcelanabrasil.com.br/p-irfm-sp-sobr.htm

Um comentário:

  1. Realmente é um absurdo!! Uma falta de vergonha na cara sem tamanho. É ROUBO!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...