Google Translator - choose your language

16 de agosto de 2010

Azulejos portugueses inspiram mercado de porcelanas finas



fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?sub_vinheta=Casa%20e%20Constru%C3%A7%C3%A3o&op=notas&id=30629

Quem já foi a Portugal ou mergulhou em livros da cultura portuguesa, certamente já ouviu falar em Vila Nova de Gaia - uma cidade localizada no Distrito do Porto, região norte e sub-região do Grande Porto. Entre as características do município que mais se destacam estão os azulejos portugueses, que marcam presença em paredes de cozinha, chafariz nas praças, painéis decorativos e em tantos outros ambientes.

Foi justamente a tradição dos azulejos que motivou o designer Pedro Terra a desenvolver uma decoração para as porcelanas da Germer que fosse inspirada nas cores e formas geométricas dos azulejos. “Sempre que vou lançar uma decoração viajo pela internet, mergulho em livros e faço muitas pesquisas. Foi assim que cheguei a Gaia, uma cidade encantadora, com características únicas, que me inspirou para mais um trabalho”, comenta Pedro.




Azulejos x Porcelanas

Talvez nunca ninguém imaginou utilizar desenhos de um azulejo para decorar pratos, pires e xícaras em porcelana, por exemplo. Mas a combinação, feita pelo designer da Germer, deu certo e já é sucesso no mercado de porcelanas finas (veja a obs. ao final do artigo).

As cores utilizadas na decoração “Gaia” são o branco, verde e azul em tons pastéis. “Essas cores são típicas de pinturas da região e, distribuídas em diferentes formas geométricas, contribuíram para um resultado diferente e bastante clássico”, afirma Pedro.

O designer disse ainda que o desenho da decoração pode ser o mesmo de muitos azulejos portugueses, pois não tem como alterar as formas geométricas. “Com essa ideia, conseguimos transportar um pouco da cultura de Portugal para as porcelanas brasileiras. Os mesmos desenhos que fazem parte das cozinhas portuguesas hoje podem estar nas mesas do Brasil, estampados em porcelanas”, explica.

A Linha Gaia da Germer foi lançada neste ano durante uma feira nacional e é composta por xícaras de chá e café, pires, pratos rasos, fundos e de sobremesa.

obs.: Na verdade, quem acompanha os lançamentos das diversas fábricas brasileiras, sabe que a coisa não é bem assim. As decorações comerciais não são necessariamente a "viagem criativa" de um designer inspirado. A maior parte das decorações lançadas ano a ano por diversas empresas apresentam similaridades, pois as empresas seguem as tendências apresentadas nas feiras internacionais. Por exemplo, há decorações inspiradas em azulejos portugueses lançadas entre 2009/2010 não apenas pelas Germer, mas também pela Schmidt, Luiz Salvador e Porto Brasil, pelo menos.


Luiz Salvador


Schmidt



Porto Brasil (decoração Medina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...