Google Translator - choose your language

sopeira - Nadir Figueiredo Ind. Com. S/A


sopeira
Nadir Figueiredo Ind. Com. S/A
Pedreira - SP
louça de pó de pedra
decoração com decalques, faixas largas nas bordas em verde claro e complementos em ouro
déc. 1950
coleção Porcelana Brasil


Nas compras de ontem (23/01) na feira da Praça XV, a primeira peça que me interessei foi esta enorme sopeira (3 litros) da marca NADIR. Eu gostei pois este modelo, que talvez seja o mais sofisticado produzido por esta fábrica de louças mais populares, eu só havia visto poucas vezes em sites de leilão, nunca ao vivo.

Além disso, a decoração em verde e pássaros tropicais, algo bastante incomum, ao menos por aqui, no Brasil, me pareceu encantadora, e diferente de tudo o que eu já tinha.

O mais interessante é que eu estava passando o catálogo de uma coleção de decalques (Maastricht earthenware decorations, que apresenta as decorações usadas em louça doméstica pela fábrica holandesa Petrus Regout/Sphinx, de Maastricht, entre 1836-1969) de um museu holandês (Geheugen van Nederland - Memória dos Países Baixos - www.geheugenvannederland.nl), verificando se encontrava um determinado decalque floral, quando me deparei com os papagaios, periquitos e beija-flores da minha sopeira! Que coincidência oportuna!




Uma coisa MUITO difícil é identificar as decorações usadas por nossas fábricas de louças, pois como sempre, este tipo de material não ficou documentado. E no mesmo dia em que comprei uma peça nova tão particular, consigo descobrir, ao acaso, a origem dos decalques usados na decoração!

Na fábrica holandesa estes decalques foram usados durante os anos de passagem dos séculos 19/20. Certamente estes decalques foram fabricados por mais tempo, uma vez que a fábrica brasileira Nadir começou a operar apenas em 1948. A sopeira em questão apresenta uma marca da década de 1950. Acho muito pouco provável que a Nadir tenha usado decalques com mais de 40 anos de idade, pois certamente já estariam imprestáveis. A goma das folhas de decalques não aguentam tanto tempo assim.


8 comentários:

  1. Caro Fábio,
    Gostei muito desta sua terrina ou sopeira, é realmente muito elegante com o tom verde água e os bonitos decalques de passarinhos.
    Também achei muito útil ter aqui deixado o endereço deste museu holandês, que entretanto já fui visitar. Achei interessante encontrar aqui os motivos de pássaros de Petrus Regout/Sphinx de Maastricht porq tenho peças desta marca mas com motivos orientais, um denominado FLORA e outro TIMOR, nunca tinha visto pássaros.
    Estamos sempe a alargar os nossos horizontes...
    Boa continuação deste trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Andrade,
    Já tentou procurar os motivos decorativos de suas peças Petrus Regout/Sphinx no site?
    Exige um pouco de paciência vasculhar aquele imenso acervo, mas é recompansador localizar o fabricante de uma dada decoração.
    Os motivos orientais ("") podem ser reunidos usando-se filtros. Aqui lhe passo o link já com o filtro para "Oosters".
    http://www.geheugenvannederland.nl/?/en/zoekresultaten/pagina/1/Oosters/%28Oosters%29%20AND%20%28isPartOf%20any%20%22SHCL01%22%20%29
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Voltei, Maria Andrade,
    Não localizei a decoração FLORA pelo nome, mas consegui achar a TIMOR. Começa nesta página 28, e há várias entradas mais no banco de dados, nas páginas seguintes:
    http://www.geheugenvannederland.nl/?/en/zoekresultaten/pagina/28/Oosters/%28Oosters%29%20AND%20%28isPartOf%20any%20%22SHCL01%22%20%29/
    abraçõs!

    ResponderExcluir
  4. marise maranhao25/1/11 15:02

    Caro Fábio,

    Parabéns pela aquisição! É mesmo uma beleza de peça! Também sou frequentadora assídua da feirinha da Praça XV porém, com este calor do nosso verão carioca, tenho evitado este passeio que tanto me agrada!

    Uma pergunta: Você coloca as suas peças em uso, em ocasiões especiais, é claro, para um jantar com seus familiares ou amigos?

    Abraços,
    Marise

    ResponderExcluir
  5. Acredite, Fábio, q é a terceira vez q estou a escrever este comentário, não sei porquê já perdi dois.
    A decoração FLORA talvez nã esteja incluída nos motivos orientais porq são sobretudo flores, ramos a sair de um vaso quadrangular tipo "Indian Tree", cópia de motivos chineses Companhia das Índias.
    Obrigada pelos links.

    ResponderExcluir
  6. Já encontrei a decoração FLORA: http://www.geheugenvannederland.nl/?/en/items/SHCL01:14035/&p=1&i=3&st=Petrus%20Regout%20Flora&sc=%28cql.serverChoice%20all%20Petrus%20%20AND%20Regout%20%20AND%20Flora%29/&wst=Petrus Regout Flora
    Está em Oosters, Bloemmotief (motivo flores)

    ResponderExcluir
  7. Olá Marise,
    Realmente, com o calor que tem feito, eu também me afastei um pouco das feiras. Fazia quase 2 meses que não ia.
    Sim, eu coloco minhas peças em uso, e não apenas em ocasiões especiais, mas sempre que me dá vontade. Eu acho que não tem sentido reunir estas coisas todas e ficar olhando como se fossem sagradas. Eu curto usá-las da mesma forma que curto adquirí-las. Naturalmente é preciso ter um cuidado especial, e certas peças muito antigas, ou já bem craqueladas e infiltradas, no caso de faiança, é melhor não usar, até por não ser saudável.
    abraços!
    Fábio

    ResponderExcluir
  8. Que legal Maria Andrade! Não é ótimo conseguir encontrar o registro da decoração de uma peça que temos?
    Eu depois pensei que pisei na bola, pois poderia ter usado o "Search the colection" para procurar pela decoração Flora. Agora eu o fiz, e pude ver as versões em transfer print também.
    abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...