Google Translator - choose your language

peças modernistas - Porcelana Schmidt

Eu havia dito que com o post anterior eu encerrava o assunto sobre produção modernista nas fábricas de louças brasileiras, mas acabei por me lembrar que eu tinha cópia de um catálogo da Porcelana Schmidt, provavelmente de 1960 ou 1961, no qual constam algumas poucas peças cuja modelagem/decoração podem ser classificadas como modernistas. Estas peças foram todas criadas por Erwin Curt Teichmann, um escultor em madeira, nascido na Alemanha que veio para o Brasil ainda no início do séc. XX, que começou a criar peças e decorações para a Porcelana Schmidt em 1956.

Antes disto, em 1955, Teichmann passou cinco meses na Alemanha e três na Itália, visitando fábricas para se aprimorar no processo de fabricação da porcelana. Na volta ao Brasil, criou vários modelos de utilitários e de peças decorativas para a Schmidt, onde permaneceu até 1971.

Esta produção, como nas demais fábricas, foi muito inferior do que a produção de peças tradicionais. Neste catálogo, as páginas com peças modernistas não chega sequer a 5% do total do catálogo. E até hoje, após mais de 6 anos de pesquisa, eu jamais observei uma só peça destas em feiras de usados, sites de leilão, brechós e bazares. Não se sabe sequer se todas as apresentadas abaixo realmente chegaram a ser produzidas, pois naquela época a prática era montar o catálogo, que era entregue aos vendedores da fábrica, que saiam em busca de encomendas junto aos seus clientes. E com isso, uma boa parte dos catálogos de cada ano sequer era produzida, caso não houvesse encomenda do modelo/decoração proposto nos catálogos.

Amanhã, publicarei imagens do catálogo da fábrica-irmã da Schmidt, a Porcelana Real.

modelo Gracioso, decoração Belinde



jogo de fumar, decoração baralho

Jogo para confeito, modelo Elegância

jogos para refresco

modelo Beduíno

4 comentários:

  1. Olá Fábio,
    Cá continua o desfile de louças modernistas de fabrico brasileiro.
    Há uma variedade enorme e aprecio-as pela criatividade e originalidade.
    São realmente peças engraçadas, brincalhonas!
    Já sei que amanhã há mais :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Andrade,
    Gostei do "engraçadas, brincalhonas". São mesmo!
    Mas como disse no post, nunca vi uma que fosse destas peças. Fico achando que se foram realmente produzidas, foi em pequena quantidade.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/1/13 15:34

    Olá Fábio, estava naveagando em seu site e me deparei com a primeira fotografia , decoração Belinde, e foi grande a minha surpresa , ganhei de minha mãe todo o conjunto de chá com bule, manteiguera, xícaras e tudo mais . è muito lindo e delicado . Guardo com muito carinho. Ela o usava apenas para receber visitas muito importantes e eu , muito pequena , louca para poder usá-lo. Ps : adorei seu blog.

    Sandra Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a sua, Sandra! Guarde-o com imenso cuidado e carinho!
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...